Na última terça-feira (22), o vereador Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue (PPS), foi empossado em sessão especial como presidente das comissões permanentes de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT), Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CPDDCA) e Defesa dos Direitos do Consumidor (CPDDC).

Como presidente das comissões, o vereador tem como atribuições o estudo de proposições para que se submetam a seu parecer, podendo também incluir substitutivos e emendas nas matérias, além da elaborar relatórios conclusivos de inquéritos e averiguações.

Também é permitido ao presidente, a realização de audiências públicas, convocação de Secretários Municipais e responsáveis pela administração direta a prestar esclarecimentos sobre determinado assunto, além de diversas outras situações que quando propostas pela comissão tem maior celeridade durante a tramitação.

Já no primeiro dia à frente das comissões, o parlamentar enviou um convite aos representantes dos órgãos que serão acompanhados mais de perto pelas comissões, para se reunirem, a fim de tratar o planejamento de 2019. Foram convidados os secretários de Saúde, Aloísio Lopes Priuli; educação, Valeria Eloy Kovac; cultura, Élio Tonalezi; e assistência social, Rodrigo de Freitas Siqueira, bem como a diretora do Procon, Juliane Gallo.

De acordo com o parlamentar, o objetivo da reunião é entender melhor a agenda de cada setor e ficar a par de prazos para a realização das ações das pastas. “A comissão permite ao vereador uma liberdade ainda maior para fazer questionamentos e propostas, desse modo, pretendo intensificar a cobrança em relação a morosidade de processos e principalmente no que diz respeito a planejamento”, relatou Renatinho.

Ainda segundo o parlamentar, ele pretende destacar algumas pautas, como a carência de médicos especialistas e a falta de reforma nos postos de saúde, que fazem com que funcionários trabalhem por vezes em locais insalubres. Ressalta também a importância de uma revisão das resoluções 227/2009 e 315/2016, que tratam das gratificações e plano de carreira dos professores da rede, além disso, na cultura Renatinho destaca ainda questionamentos a respeito da aplicação correta do orçamento e a criação de novos projetos.

O vereador aguarda confirmação das autoridades, entretanto, a reunião deve ocorrer ainda na próxima semana, na Câmara Municipal.

FONTE: Soraia Alves