Os detentos Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Gil Rugai, Lindenberg Alves, Mizael Bispo de Souza e Guilherme Longo, condenados por crimes graves de grande repercussão, presos na P2 em Tremembé (SP), deixaram juntos o presídio na tarde desta quarta-feira (26) para participarem de um procedimento para apurar uma suposta falta do preso Acir Filló, ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos (SP). O político é autor do livro “Diário de Tremembé – O presídio dos famosos”, que estaria sendo contestado. 

A obra, cuja venda começou no último dia 1º em plataformas na internet, por R$ 59,90, foi submetida a averiguação. A juíza Sueli Zeraik abriu um procedimento interno na Vara de Execuções Criminais (VEC) para apurar possíveis irregularidades – o documento do trâmite não é público.

G1 apurou que ao menos três dos “presos famosos”, cujos supostos relatos e a rotina na penitenciária são revelados no livro do ex-prefeito, estariam contestando a publicação. Antes, os detentos queriam, segundo a advogada de um deles, prestar queixa na delegacia de Tremembé contra o material, mas desistiram.

Um dos problemas seria a falta de autorização prévia do uso de imagem, o que poderia resultar em um pedido de indenização por danos morais e uso indevido de imagem. Nenhuma fonte oficial retornou os questionamentos da reportagem para esclarecer o assunto até a publicação.

A defesa de Acir Filló, Monica Rinaldo, não comentou o assunto. A editora Editora Nova Brasil Esperança, responsável pela publicação, informou que não foi notificada até o momento sobre qualquer eventual irregularidade. O livro tem mais de 350 páginas.

Oito detentos participam da audiência no juízo do Departamento de Execuções Criminais (Decrim) em São José dos Campos (SP). Eles chegaram ao fórum, onde fica o setor, em duas viaturas da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por volta das 14h.

Alexandre Nardoni fez o trajeto de cerca de 60 quilômetros, entre Tremembé e São José, separado dos demais por cumprir pena em outro regime prisional, o semiaberto. (veja vídeo abaixo da chegada dele ao fórum)

O trâmite imposto pela magistrada é, por enquanto, extra-judicial e a audiência seria para tentar por fim ao impasse entre os envolvidos. O G1busca detalhes sobre o teor do encontro, que terminou às 18h. Eles estão sendo ouvidos em conjunto pela juíza, acompanhada por um representante do Ministério Público.

G1 aguarda retorno da Secretaria da Administração Penitenciária sobre o caso. Após o fim da audiência, a juíza Sueli Zeraik saiu sem comentar o assunto.

Fonte:G1