Além de ser a comida favorita da maioria dos animais devido a palatabilidade, os alimentos úmidos trazem diversos benefícios à saúde dos Pets. O patê, além da textura única, também possui aroma e sabor atraentes. Além desses pontos a favor, o tutor também pode colocar na lista de benefícios o mix de nutrientes, vitaminas e minerais que ajudarão seu animalzinho a se desenvolver com mais saúde e energia.

O médico veterinário e gerente Técnico Nacional das rações premium especial Max, Marcello Machado, explica que o tutor pode usar o patê de duas formas: “como agrado ou como alimento completo, pois é balanceado e contém todos os nutrientes e quantidade certa de energia para a nutrição saudável.”, afirma.

No caso de ser uma dessas intenções do tutor, é fundamental que faça a troca de alimento de forma gradual para evitar problemas intestinais e a possível não aceitação do pet com a novidade. Para isso, basta misturar um pouco do novo alimento com a ração de costume e ir aumentando as quantidades do alimento úmido até que a porção seja inteira de patê. Esse processo pode durar de cinco a sete dias e é importante que observe o animal para identificar se está tudo bem.

No entanto como alguns tutores de pets ainda têm muitas dúvidas sobre os benefícios do produto e se ele pode ser usado como refeição, o médico veterinário Marcello Machado, respondeu as principais dúvidas sobre o assunto:

  1. Quais são os benefícios que esse alimento pode trazer para o meu animal?

Um dos maiores benefícios dos alimentos úmidos é sua fácil aceitação. Como o alimento é bastante atrativo, facilmente mastigado e engolido, também pode ser usado para estimular os pets que estão se recuperando de alguma cirurgia ou doença e até mesmo aqueles extremamente exigentes. Esse tipo de alimento também é indicado para pets que já perderam alguns dentes, como ocorre por vezes nos mais idosos, pois facilita a mastigação, o que resulta em uma melhor digestibilidade ao animal.

  1. Alimentos úmidos auxiliam no aparelho urinário?

Como o próprio nome já antecipa, os alimentos úmidos possuem um percentual de água alto; o que faz um bem enorme ao organismo dos animais. A porcentagem de água nos alimentos úmidos chega a 80%, ajudando a manter um excelente nível de balanço hídrico que se reflete também no sistema urinário do cão e é principalmente benéfico para o gato que possui menor tendência a beber água.

Fonte: Max