Equipes da Secretaria de Saúde estarão na praça nos dias 17 e 18 de outubro, com atividades voltadas ao bem estar da mulher

A Prefeitura de Poá, por meio das secretarias de Saúde e da Mulher, oferecerá atendimento especializado às mulheres nos dias 17 e 18 de outubro, na Praça de Eventos (Avenida Antônio Massa, 150, Centro), das 9h às 16 horas. A ação integra a programação da Campanha “Outubro Rosa-Cinza”.

Entre os serviços que serão oferecidos estão atendimento no Odonto Móvel (orientações e avaliações), teste rápido (HIV, Hepatites e Sífilis), aferição de pressão arterial e glicemia, auriculoterapia, avaliação postural, psicológica e social, entre muitos outros.

Durante o mês de outubro nos equipamentos de saúde ocorrerá ainda uma gincana que aperfeiçoará os serviços nas unidades com: palestras educativas, caminhada preventiva, roda de conversa e otimização da coleta de Papanicolau.

Segundo a secretária da Saúde, Flávia de Souza Verdugo Marques, celebrar o “Outubro Rosa-Cinza” é muito importante. “Planejamos essa ação com muito carinho e tenho certeza que a população vai aproveitar todos os serviços que serão oferecidos. Reforçando que teremos a oportunidade de reforçar junto à comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”.

Outubro Rosa-Cinza
Durante todo o mês, a Prefeitura de Poá, por meio das secretarias da Mulher, Saúde, Esportes, Assistência e Desenvolvimento Social, entre outras, está promovendo diversas atividades em alusão ao “Outubro Rosa-Cinza”, campanha de conscientização que alerta as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

Para iniciar a campanha, a Secretaria da Mulher promoveu no dia 1/10 um ato ecumênico na sede da pasta, que contou com a presença do padre Gesildo Torres, pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, do bairro da Cidade Kemel e do pastor Marcio Lyra.

Segundo a secretária da Mulher, Jeruza Reis, a Campanha “Outubro Rosa-Cinza” tem o objetivo de conscientizar as pessoas da necessidade dos exames de prevenção, tanto de câncer de mama, quanto de câncer de colo de útero, bem como das doenças autoimunes. “Porque prevenção é tudo”, ressaltou.

A campanha Outubro Rosa foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Suzan G. Komem for the Cure. A prevenção ainda é o melhor caminho, razão pela qual, nesse mês, há maior incentivo  para a realização de exames e mamografias.

A pedido do Conselho Municipal da Mulher, foi acrescentada a cor cinza à Campanha Outubro Rosa. A cor significa o combate e prevenção as doenças autoimunes (mau funcionamento do sistema imunológico), levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos. “Nos sensibilizamos com o pedido e decidimos acrescentar a cor a nossa campanha”, afirmou a secretária Jerusa Reis.

Vale destacar que em setembro centenas de mulheres fizeram o exame de mamografia oferecido por meio da parceria entre as secretarias da Mulher e da Saúde de Poá e o Governo do Estado (Carreta da Mamografia).

Foto: Flávio Aquino/Departamento de Comunicação de Poá

Programação do Outubro Rosa-Cinza:

1/10

Dia Internacional do Idoso e início do Outubro Rosa-Cinza
9h30 – Benção ecumênica
Local: Secretaria da Mulher (Rua Fernando Pinheiro Franco, 141 – Centro)

– Lançamento da Gincana Outubro Rosa-Cinza nas Unidades de Saúde, CRAS e CREAS

2/10
HortoTerapia
11h – Núcleo Oncológico
Local: Secretaria da Mulher (Rua Fernando Pinheiro Franco, 141 – Centro)

8/10
Dia da Beleza
9h às 16h – Micropigmentação de auréolas de mamas mastectomizadas, arrecadação de lenços, oficina de amarração de lenços, dicas de beleza
Local: Secretaria da Mulher (Rua Fernando Pinheiro Franco, 141 – Centro)

9/10
9h45 – Participação no Evento do Conselho Estadual da Condição Feminina – Revoada de Balões em São Paulo
Local: Praça Pateo do Collegio – Centro Histórico de São Paulo

17 e 18/10
9h às 16h – Atendimento da Secretaria de Saúde
Local: Praça de Eventos (Avenida Antônio Massa, 150, Centro)

22/10
10h – Inauguração da Sala Lilás da Patrulha Maria da Penha
Local: Secretaria de Segurança (Rua Monteiro Lobato, 170 – Vila Júlia)

– Palestra com a Drª Aida sobre Alimentação Saudável e Envelhecimento com qualidade de vida
(Horário e local a definir)

30/10
9h às 13h – II Seminário de Oncologia do Alto Tietê e Doença Auto Imunes
Local: Câmara de Poá (Rua Vereador José Calil, 100 – Centro)

Está previsto ainda o 2º Torneio de Tênis Feminino. Data, horário e local do evento serão divulgados posteriormente.
Fonte: Prefeitura de  Poá