Como alternativa para reduzir o número de crianças fora de creche, na cidade, o vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox decidiu propor estudos objetivando a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) numa área situada entre as Ruas Amapá e Acre e a Avenida Nove de Julho, no Jardim Vasconcelos. A sugestão dele poderá ser lida na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 2, a partir das 18h.

Para ele, a possível instalação (edificação) da creche municipal tem por finalidade atender a justa reivindicação de moradores que residem naquela importante região da cidade. No fundo, o equipamento público possui um forte impacto social, sobretudo, na vida de famílias carentes, já que as mães precisam trabalhar fora de casa para garantir o seu sustento diário, porém, não têm com quem deixar os filhos.

O vereador destaca ainda que extraoficialmente a municipalidade registra em torno de quatro mil crianças na fila de espera por uma vaga em creche. E, neste caso, o governo municipal tem por obrigação acelerar o processo, ou seja, lutar para abrir mais oportunidades para, com isso, tentar pelo menos diminuir o tamanho da demanda reprimida. “Enfim, oferecer creche é um deve da Prefeitura da cidade”, diz Eliel Fox.

Na recente inauguração da creche própria Maria Madalena Correia, no Jardim Luiz Mauro, na região da Vila Santa Margarida, o prefeito, José Carlos Fernandes Chacon (Republicanos), o Zé Biruta disse que o Poder Executivo pretende abrir até julho deste ano 540 vagas no setor. Para tanto, a administração da cidade planeja ampliar o espaço físico de unidades já existentes e aumentar e terceirização.

Por Pedro Ferreira