Desde o dia 27 de fevereiro, os serviços metropolitanos que operam nos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba e Suzano, além do bairro de São Miguel Paulista, na capital, serão beneficiados com a entrada em operação de 14 novos ônibus zero km adquiridos pelo Consórcio Unileste com ar-condicionado e carregador USB para celular. Os veículos substituem carros mais antigos (verificar se é uma substituição ou acréscimo) e ajudam a reduzir a idade média da frota de 372 ônibus operada pela concessionária, que passará de 7 para 6,6 anos.

As 73 linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP na região leste da Grande São Paulo transportam, em média, cerca de 112 mil passageiros por dia. Além dos veículos entregues nesta quinta-feira (27), a concessionária colocará em circulação outros 71 até o fim do ano.

O investimento total da concessionária é de R﹩ 6,5 milhões. Os novos ônibus, modelo Mercedes Benz OF 1724, são equipados com ar-condicionado, carregador USB para celulares, carroceria Caio Apache Vip e suspensão mista ar/feixe de mola, que proporciona mais estabilidade e conforto aos passageiros. Os veículos também possuem elevadores para pessoas com mobilidade reduzida.

A Área 4 de concessão do sistema metropolitano gerenciado pela EMTU/SP abrange os municípios de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Suzano.

Renovação de frota – A EMTU/SP, que integra a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, gerencia o sistema intermunicipal de ônibus nas regiões de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba /Litoral Norte e Sorocaba. Em 2019, 827 ônibus zero km foram entregues para operação nas cinco regiões, 546 deles com ar-condicionado.

FONTE: EMTU/SP