Por Junior dos Anjos

O mês de março é mundialmente conhecido pelo dia que contempla e lembra a grandeza da Mulher (08 de março). Contudo, um único dia seria pouco para vivenciar e reconhecer tudo aquilo que deve ser engrandecido no mundo feminino. Por essa razão, a cor Lilás foi escolhida para representar o mês das mulheres e trazer à tona um assunto delicado, mas de suma importância: a prevenção do câncer de colo de útero.

Segundo o HCor, estudos sobre o câncer de colo do útero associam a doença à infecção pelo Papilomavírus humano, o HPV – doença sexualmente transmissível de maior prevalência no mundo -, e mais comum em mulheres jovens. Para conscientizar a população sobre a doença, a campanha Março Lilás visa à prevenção e o combate ao câncer de colo de útero. Considerado o quarto tipo de câncer mais comum entre mulheres de 45 e 49 anos são esperados cerca de 527 mil novos casos por ano no mundo, de acordo a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC).

No Brasil, a estratégia de prevenção e diagnóstico precoce pode fazer toda diferença na vida de cada mulher. Por isso, que no mês dedicado a elas, palestras, eventos e roda de conversas voltado ao tema são de suma importância. 

O Grupo Cenário de Comunicação abraça a causa e enaltece todas as Mulheres para que possam cuidar da sua saúde.