Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove nesta quinta-feira (12/03), às 13 horas, o Seminário 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O evento contará com apresentação da convidada Eliana Falque, membro do Conselho Estadual para os ODS e será realizado no auditório do prédio sede, que fica na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, nº 277, no Centro Cívico.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Comitê Municipal da Criança e do Adolescente. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

As vagas são limitadas e os interessados em participar devem fazer inscrição no link: https://forms.gle/XanMNjsVvciRe8Lb7

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições. O país tem se posicionado de forma firme em favor de contemplar a erradicação da pobreza como prioridade entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais:

Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.

Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.