As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e de Cultura e o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) promoverão a partir desta terça-feira (17/03) a 2ª Semana do Artesão de Suzano. O evento se estenderá até 22 de março (domingo) e contará com feiras, palestras e oficinas. Na oportunidade também haverá a entrega de 108 novas carteirinhas a artesãos que se cadastraram. 


Dentre as atividades está a Feira de Artesanato Central, que ocorrerá em frente ao Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro), das 17 às 21 horas. Cada dia contará com sete expositores, que apresentarão e venderão trabalhos em crochê, costura criativa, patchwork, pintura em tecido, produtos em MDF, pedraria e outros, sorteados entre os 161 trabalhadores credenciados pela Prefeitura de Suzano no final de 2019. 


Na quinta-feira (19/03), a comemoração ao Dia do Artesão será no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1354 – Centro). A palestra “O Artesão como Integrante da Economia Criativa” será ministrada das 13h30 às 17 horas pelo designer e coordenador de projetos nacionais de artesanato Jefferson de Assis. O evento será gratuito.

Já na sexta-feira (20/03), serão oferecidas 30 vagas a profissionais cadastrados para a oficina “Papel do Artesanato Criativo”, com Samir Zavitoski. O workshop acontecerá no Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271 – Centro) e a inscrição pode ser reservada pelo telefone (11) 4746-4414 ou pessoalmente no local. 


O evento no Teatro Dr. Armando de Ré também será marcado pela entrega da Carteira Municipal do Artesão às 108 pessoas que atenderam ao chamamento público e participaram do processo seletivo realizado entre fevereiro e março. Com isso, Suzano passará a ter 269 trabalhadores da categoria credenciados, que poderão participar de atividades, como feiras de negócios e a futura Casa do Artesão, ter acesso a cursos, representar o artesanato suzanense, entre outras ações de valorização. 

Durante o final de semana, o Parque Municipal Max Feffer contará com uma programação especial. No sábado (21/03), acontecerá a edição do “Piquenique do Crochê”, um evento aberto à comunidade em que cada um poderá interagir com outros aficionados pela técnica. No mesmo dia e também no domingo (22/03) ocorrerá paralelamente uma edição especial da Feira de Artesanato, para todos os inscritos com barracas próprias dentro do padrão. 

“Muito do que aprendemos na primeira edição do evento realizado no ano passado será aplicado, buscando uma experiência ainda melhor para expositores e consumidores”, disse Ana Rosa Augusto, diretora do Departamento de Negócios e Turismo e coordenadora dos trabalhos da 2ª Semana do Artesão de Suzano.

Créditos das fotos e Fonte: Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano