Mogi das Cruzes aguarda o envio de novas remessas da vacina contra a gripe pelo Ministério da Saúde e Governo do Esatdo, o que deve acontecer entre terça (31/03) e quarta-feira (01/04). Algumas unidades de saúde da cidade ainda têm estoques, mas nos locais de maior movimentação e procura, as vacinas se esgotaram nesta segunda-feira (30/03). 

Por conta dos baixos estoques, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu temporariamente a vacinação drive-thru no Pró-Hiper nesta segunda-feira. “Assim que recebermos reposição de doses o esquema será retomado e amplamente informado pelos meios oficiais de comunicação”, informou o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel. Até o dia 15 de abril, a vacina contra gripe estará disponível nos postos de saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família para pessoas com 60 anos mais e profissionais de saúde. A partir do dia 16 novos grupos serão contemplados. 

Em todos os locais foram adotadas estratégias especiais para evitar aglomerações e manter as pessoas em distâncias seguras. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo SIS 160.

Balanço

Mogi das Cruzes imunizou 32.926 pessoas contra a gripe. Embora a vacina contra a gripe não proteja contra o novo coronavírus, os indivíduos com mais de 60 anos estão sendo atendidos nas datas iniciais porque estudos mostram que são mais suscetíveis às doenças respiratórias e suas possíveis complicações. A vacinação também ajuda a diferenciar a gripe da Covid-19, ou seja, se a pessoa recebeu a dose de combate à gripe e, mesmo assim, apresentar sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza, o que pode ajudar o médico na solicitação de um exame para verificar a presença do novo coronavírus.