Fonte: SeCom Ferraz

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, prorrogou os decretos que trazem medidas contra o coronavírus na cidade por mais 15 dias. Entre as ações estão o fechamento de escolas, comércios não essenciais, cancelamento de eventos públicos com aglomeração acima de 50 pessoas, aulas nas oficinas municipais de arte e esporte, trabalho voluntário e visitações em serviços de acolhimento e fortalecimento de vínculos, etc.

Foram prorrogados os decretos de números 6.174, 6.176. 6.177, 6.178, 6.179 e 6.180, ambos de 2020. Além disso, o chefe do executivo ferrazense assinou ontem, 30 de março, a deliberação número um, que tem por objetivo liberar a abertura de lojas de matérias de construção civis e industriais, seguindo posicionamento federal e estadual, visando oferecer materiais básicos para reparos emergenciais e ainda manter o funcionamento do setor.

Vale destacar que todas estas ações, sejam de abertura ou fechamento de comércios, visam sanar as necessidades da população no que se refere a consumo, bem como evitar o contágio do Covid-19, que em Ferraz já contabiliza dois casos positivos.

Também continua suspenso o gozo de férias para os servidores da Saúde ferrazense, a critério da pasta, e os que estão em período de recesso poderão ser convocados para prestar reforço nos atendimentos. Todas as tabacarias do município continuam fechadas por meio da Vigilância Sanitária. No âmbito administrativo, os atendimentos continuam ocorrendo apenas se forem de urgência, sendo feita uma triagem na porta da Prefeitura ou agendamento em contato com a própria secretaria desejada por telefone. As secretarias de Fazenda e Assuntos Jurídicos suspenderam prazos de processos administrativos e ainda prorrogaram a data de vencimento de  taxa e impostos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), apesar deste poder ser emitido de forma online pelo site oficial da Prefeitura (http://ferrazdevasconcelos.sp.gov.br/).

O prefeito Zé Biruta destaca a importância de manter tais medidas, visto, principalmente, o papel relevante do isolamento social no combate do coronavírus. “Todas estas ações levam quase que unicamente ao isolamento domiciliar, por isso é imprescindível mantê-las, com o objetivo de proteger nossos munícipes e inibir o contágio da doença. Continuaremos atualizando nossas determinações na medida que for preciso e pedimos encarecidamente aos ferrazenses, que se puderem, fiquem em casa, se cuidem e cuidem se suas famílias”, conclui o prefeito de Ferraz.