A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando autotestes para a identificação de HIV. O exame é oriundo do Ministério da Saúde e está sendo distribuído no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da cidade, localizado na Vila Romanópolis. A pessoa pode fazer o teste em casa e o resultado sai em até 20 minutos.

O município recebeu 160 exames para HIV, que apresentam a conclusão por meio de uma amostra de sangue e funciona de forma parecida com os testes de medição de glicemia. As instruções que vão juntos aos exames explicam que se uma risca aparecer no teste, o resultado é negativo, e se aparecem duas riscas, o resultado é positivo e é necessário que o paciente procure o SAE para exames comprovatórios.

É solicitado que os ferrazenses se dirijam até o SAE para pegar o teste e o façam em casa, pois o objetivo é evitar aglomerações no local, que inclusive oferece tratamento para várias doenças, além do acompanhamento completo para casos positivos de HIV. Vale destacar que antes da equipe da Saúde entregar o exame ao munícipe, ele deverá passar por uma rápida triagem.

De acordo com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, o objetivo do autotestes é continuar o trabalho de prevenção na cidade, mesmo em tempos de coronavírus. “Nós já oferecemos o testes rápido de HIV na rede, mas como a orientação é evitar aglomerações, os autotestes são uma ótima saída. A pessoa pode fazer o exame em casa e se positivo, recomendamos a procura pelo SAE o mais rápido possível. Queremos facilitar este diagnóstico”, afirmou Priuli.

O SAE de Ferraz está localizado na Rua Santa Catarina, 32, na Vila Romanópolis, e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. 

Fonte: DeCom Ferraz