Evento foi realizada na Câmara de Vereadores seguindo todos os protocolos de saúde em razão da pandemia da Covid-19; público pôde acompanhar solenidade de forma on-line

O prefeito reeleito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, tomou posse nesta sexta-feira (1° de janeiro), em cerimônia realizada na Câmara dos Vereadores. Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o ato foi restrito aos eleitos e, por isso, foi transmitido ao público em tempo real pelo YouTube da Casa Leis, que ainda pode ser conferido pelo link https://youtu.be/hgbhY2w_D7c.

Durante a solenidade, além do prefeito e do vice-prefeito Walmir Pinto, os 19 vereadores eleitos e reeleitos também tomaram posse para 18ª legislatura (TABELA ABAIXO), que compreende o mandato pelos próximos quatro anos, entre 2021 e 2024.

De acordo com o Regimento Interno da Casa, a cerimônia é presidida pelo vereador mais votado na eleição de 2020. Com isso, Leandro Alves de Faria, o Leandrinho (PL), foi quem esteve à frente de todo o evento, uma vez que contabilizou 5.316 sufrágios.

Na ocasião, os parlamentares também elegeram os integrantes da nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2021-2022. Foram escolhidos Leandrinho, como presidente; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena (PTB), como vice-presidente; Antonio Rafael Morgado, o professor Toninho Morgado (PDT), como 1° secretário; e Jaime Siunte (PSDB), como 2° secretário.

Ao longo da cerimônia, Ashiuchi proclamou o juramento, em que dizia “prometo exercer, com dedicação e lealdade, o cargo de prefeito, respeitando a lei e promovendo o bem geral do município. Assim, eu prometo!”.

Em seu discurso, o prefeito reforçou seu compromisso com a cidade de Suzano e garantiu que fará uma segunda gestão ainda melhor, com mais entregas e ações. “É visível o avanço que Suzano teve nos últimos anos, se tornando referência em diversas áreas, com reconhecimento a nível estadual e federal. Teremos muitas novidades, como a alça do Rodoanel, o Hospital Federal, a Clínica da Família e muito mais. Também buscaremos uma grande parceria com os vereadores para continuar trabalhando em prol das famílias, priorizando a Saúde, a Segurança e a Geração de Emprego”, disse.

Por fim, o chefe do Executivo agradeceu a expressiva votação que recebeu em 15 de novembro do ano passado, com 110.001 – o que representa 77,8% dos votos válidos -, sendo o prefeito mais bem votado da história de Suzano.

Também estiveram presentes o vice-presidente estadual do PL, José Renato Silva; a presidente do PL Suzano, a primeira-dama Larissa Ashiuchi; o secretário municipal de Governo, Alex Santos; e a esposa do vice-prefeito Solange Pinto.

Maior bancada
O Partido Liberal, o PL, é a maior bancada da Câmara, contando com sete dos 19 vereadores eleitos, o que representa 36,8%, sendo o recorde de cadeiras de um mesmo partido em uma legislatura. Além disso, a coligação “Suzano não pode parar” encabeçada por Rodrigo Ashiuchi elegeu 18 dos 19 parlamentares.

Empossados
Prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL)
Vice-prefeito Walmir Pinto (PDT)

Vereadores
André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola
Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado
Artur Takayama (PL)
Denis Claudio da Silva (DEM), filho do Pedrinho do Mercado
Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei
Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia
Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde
Jaime Siunte (PSDB)        
Joaquim Rosa (PL)
José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira
Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus
Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho
Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG
Marcio Alexandre de Souza (PL), o Marcio Malt
Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans
Max Eleno Benedito (Podemos), o Max do Futebol
Nelson dos Santos (PL), o Nelson do Fadul
Pedro Ishi (PTB)
Rogério Castilho (PSB)