Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o cronograma foi alterado pelo Centro de Distribuição e Logística em razão do grande fluxo de entregas

A entrega das 280 doses da vacina CoronaVac ao município de Guararema foi adiada pelo Governo de São Paulo por questões de logística. A Secretaria Estadual de Saúde havia informado que as vacinas chegariam na quarta-feira (20/01), mas precisou mudar a programação. Segundo a Pasta, o cronograma foi alterado pelo Centro de Distribuição e Logística (CDL) em razão do grande fluxo de entregas. Uma nova data será divulgada no decorrer da semana.

Apesar da alteração, Guararema já está preparada para receber as doses e iniciar a campanha de imunização. A cidade montou uma Central de Vacinação Coronavírus (Cevac) na Escola Profissionalizante Prefeito Sebastião Alvino de Souza, localizada no bairro Nogueira, com estrutura para atendimento drive-thru, entrada para pedestres, espaço para triagem, cadastramento, estacionamento e salas de espera externa e de aplicação de vacina.

“Já estamos preparados para receber as vacinas e iniciar a campanha de imunização nos trabalhadores de saúde e em parte dos idosos de instituições de longa permanência situadas na cidade. Lamentamos essa alteração no cronograma, pois temos pressa. Mas vamos aguardar uma nova data e começar a vacinar o mais rápido possível”, afirma a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na terça (19/01) que as doses do primeiro lote serão utilizadas para vacinar trabalhadores de saúde que atuam na Santa Casa e estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Parte dos idosos hospedados nos asilos do município também será imunizada.

Ainda de acordo com a Pasta, a quantidade de doses disponibilizadas pelo Estado no primeiro lote será suficiente para vacinar aproximadamente 50% dos trabalhadores da saúde que atuam no município. Ao todo, a rede pública de Guararema conta com aproximadamente 470 profissionais, incluindo servidores que colaboram no atendimento, na limpeza, no transporte, entre outros.

A definição de que os trabalhadores da Santa Casa serão os primeiros a receber a dose foi deliberada pelo Conselho Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria de Saúde. Eles foram escolhidos por estarem na linha de frente do enfrentamento à pandemia e serão imunizados no próprio local de trabalho, assim que as doses chegarem à cidade.