O vereador Valter Costa Fernandes (PSD), o Valtinho do Som, disse que considera altamente positivo o fato de a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale (PSD) iniciar a instalação de pistas de caminhada em vias públicas situadas no entorno do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis. Em todo caso, ele acha que não basta apenas a administração da cidade construir esse tipo de equipamento sem, no entanto, não pensar também em oferecer mais conforto aos usuários.

Na prática, Valtinho do Som defende que além da pista de caminhada que vai contribuir para incentivar cada vez mais as pessoas a fazerem atividades físicas e, ao mesmo tempo, combater de maneira efetiva o problema do sedentarismo, seria ideal colocar bebedouros ao longo do percurso demarcado. Para tanto, o vereador sugere, por exemplo, que a própria municipalidade instale os equipamentos ou tente fechar uma parceria com a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp).

Além disso, outro ponto tido como muito importante por Valtinho do Som diz respeito à questão da segurança dos praticantes da caminhada, sobretudo, no período noturno. Por isso, a saída, segundo ele, é a Secretaria Municipal da Segurança Urbana reforçar o patrulhamento preventivo com agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), assim como, cobrar a presença mais frequente nestes locais da Polícia Militar.

“A falta de segurança é uma preocupação geral e recorrente do cidadão, mas vale apenas intensificar o policiamento, principalmente, nas imediações onde foram demarcadas as pistas de caminhada na região da Prefeitura Municipal”, salientou Valtinho do Som. No caso específico da GCM, esse trabalho de ronda ostensivo para aumentar a sensação de segurança dos usuários poderá sair do papel com a compra de uma unidade móvel, em breve.

Proximidade

A aquisição do automóvel devidamente adaptado como já acontece com a PM está sendo articulado pela pasta da Segurança Urbana graças a uma emenda parlamentar do deputado estadual, Rodrigo Gambale (PSL). A intenção, de acordo com o titular do órgão, Renato Gomes da Silva, será parar o veículo em pontos estratégicos da cidade e, com isso, ficar ainda próximo da demanda dos munícipes. Além do reforço nas viaturas, a corporação conta também com a chegada dos 20 agentes em fase de concurso público.

Por Pedro Ferreira, em 06/05/2021.