Convite ao novo membro do primeiro escalão suzanense partiu do prefeito Rodrigo Ashiuchi; profissional deve assumir o órgão na próxima segunda-feira

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, anunciou nesta quinta-feira (13/05) Sadao Sakai como o novo controlador-geral do Município. O profissional vai assumir o órgão já na próxima segunda-feira (17/05), tendo como missão gerir a Ouvidoria, o Controle Interno, a Diretoria de Inquéritos Administrativos e o atendimento às demandas dos usuários de serviços públicos.

Sakai, que já foi vereador em Mogi das Cruzes e secretário de Desenvolvimento Econômico na cidade vizinha, entra no lugar do delegado Edson Gianuzzi, que faleceu em 19 de abril, em decorrência de complicações da contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Entre seus principais trabalhos agora está a promoção de um atendimento humanizado, bem como a mediação dos pedidos, reclamações e sugestões da população para com o Poder Executivo.

“O prefeito Rodrigo Ashiuchi me convidou para somar junto à sua gestão. Meu trabalho está ligado principalmente às articulações internas, trazendo minha experiência empresarial e política para os trabalhos da administração municipal. Aceitei o desafio e vou me debruçar para tornar a Controladoria de Suzano uma das mais atuantes da região e do Estado”, garantiu.

Para o chefe do Executivo, o mais novo servidor suzanense deverá promover um grande trabalho na cidade. “Conheço o compromisso do Sadao Sakai e sei de sua competência. É um grande líder, gestor e articulador. Tenho certeza que vai agregar muito para que Suzano continue avançando. Por fim, reforço o empenho do nosso time, que está nas secretarias e diretorias da prefeitura, em promover uma gestão humana, de qualidade e que traz resultados”, concluiu o prefeito.

As atribuições da Controladoria Geral do Município são receber, analisar e encaminhar às autoridades competentes manifestações de cidadãos, acompanhando o tratamento e a efetiva conclusão perante órgão ou entidade responsável; promover a adoção de mediação e conciliação entre o munícipe e o Poder Público; monitorar a prestação de serviços e propor aperfeiçoamentos; auxiliar na prevenção e na correção de atos e procedimentos incompatíveis com a legislação; entre outras.

Uma de suas principais ferramentas e importante canal de comunicação com a sociedade suzanense é a Ouvidoria Municipal. Por meio dela é possível registrar solicitações, queixas e questionamentos. A população pode entrar em contato por meio do telefone 0800 774 2007, do e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br e também do aplicativo para celular Cidadão Online, disponível para os sistemas Android e IOS. A sede da Controladoria Geral do Município fica na rua Baruel, 126, no centro de Suzano. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Perfil
Rinaldo Sadao Sakai tem 53 anos, é casado com Eliana Junko Sakai e tem dois filhos: Willian e Vinicius. Seu pai, Tadao Sakai, foi vereador em Mogi das Cruzes por duas legislaturas, atuando de 1977 a 1983.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Sadao Sakai é empresário na área contábil. No Esporte atuou como atleta de judô e disputou diversas competições estaduais e nacionais, sendo faixa preta 4 Dan. Como dirigente, foi Delegado Regional da 102ª Delegacia Central da Federação Paulista de Judô.

Atuante na área social, foi presidente do Lions Clube Mogi Estância e presidente nas gestões 2011 e 2014 da Associação Mogiana Oficina dos Aprendizes (Amoa), entidade responsável pela capacitação e inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho.

Ingressou na política de Mogi das Cruzes como candidato a vereador nas eleições municipais do ano 2000, saindo-se vencedor e tomando posse em janeiro de 2001. Permaneceu na Câmara durante três mandatos, nas legislaturas 2001-2004, 2013-2016 e 2017-2020. Durante sua passagem, ocupou a presidência no período entre 2019 e 2020.

No Poder Executivo, tem experiência como secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, trabalhando na pasta no período de 1º de janeiro a 20 de novembro de 2017. Neste ano, foi convidado pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, a assumir a Controladoria-Geral do Município em 17 de maio.

Crédito das fotos: Paulo Pavione/Secop Suzano