Os serviços de desassoreamento do córrego Itaim realizados por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Poá e o Governo do Estado, continuam avançando no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, a execução da obra atingiu cerca de 50% do cronograma. O recurso para o desassoreamento e limpeza das margens é proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
O desassoreamento do córrego Itaim, no trecho localizado ao lado da Estrada Mário Covas, próximo ao limite com o município de Suzano, está sendo executado pelo Departamento de Águas e Energia elétrica (DAEE), e tem como objetivo melhorar a vazão das águas e reduzir o risco de enchentes na cidade. “É uma obra muito importante porque em dias de fortes chuvas, as águas pluviais acabam retornando à cidade porque o leito do rio está assoreado”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Claudete Canada.

O córrego Itaim corta o centro da cidade e é o responsável pelo escoamento das águas pluviais. “Por causa do assoreamento, as águas pluviais acabam por muitas vezes retornando e causando enchentes na área central, em dias de fortes chuvas. Este serviço tem que ser realizado neste período mais seco, quando as chuvas não ocorrem com tanta frequência”, enfatizou a responsável pela Pasta.

“A prefeita Marcia Bin tem dado total apoio para que a secretaria continue desenvolvendo esse excelente trabalho. O desassoreamento do córrego Itaim está em andamento, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estão atuando na fiscalização ambiental e o município iniciou as tratativas para se adequar ao Marco Regulatório de Saneamento Básico do
Governo Federal. Além disso, há as tratativas para a implantação de um ecoponto na cidade, em parceria com a SPMar, concessionária responsável pelo trecho leste do Rodoanel. Esses são alguns exemplos de como o meio ambiente tem sido uma das preocupações deste governo”, detalhou a secretária.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá