A Unidade de Saúde da Família (USF) Onésia Benedita Miguel, do Jardim Suzanópolis, completa dois anos de funcionamento nesta terça-feira (01/06). O local conta com equipe de profissionais multidisciplinares e ampla estrutura para atender às necessidades da população. Desde sua inauguração, mais de 57 mil pessoas foram beneficiadas pelo atendimento médico.

Com sede no número 205 da rua Leonor Edmee de Castro, a unidade foi entregue em 2019 pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e conta com uma área construída de 413,38 metros quadrados, com seis consultórios, salas de coleta, de imunização, de curativo, de inalação, de medicamentos e reidratação, de espera e recepção, de agentes, de reuniões e arquivo e de administração, além de escovódromo, farmácia, depósito de equipamentos, copa, Central de Material Esterilizado (CME) e vestiários. Antes a USF operava em outro endereço, em um imóvel alugado e menor.

Para atender a população, a unidade de saúde tem uma equipe multidisciplinar de 23 funcionários entre médicos generalistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de farmácia, auxiliares de limpeza, auxiliares administrativos, orientadores de fluxo, dentista, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários.

Com o apoio destes profissionais, a unidade presta diversos tipos de assistências à população, como ações voltadas para a saúde das crianças, como imunização, medidas de prevenção da saúde bucal, acompanhamento de pré-natal para mulheres grávidas, iniciativas de prevenção ao câncer de colo e útero, planejamento familiar com fornecimento gratuito de medicamentos e orientação a respeito de métodos anticoncepcionais, controle e tratamento de hipertensão e diabetes, entre outros serviços. Nesses dois anos de funcionamento, a USF beneficiou cerca de 57.314 pessoas, totalizando uma média de 2.388 atendimentos por mês.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, o número de acolhimentos triplicou desde que a USF ganhou uma nova sede. Antes, cerca de 700 pessoas eram recebidas mensalmente. Os resultados atuais inclusive superam as expectativas previstas na época da inauguração, onde se estimava um atendimento médio de 1,4 mil moradores.

“A população da região conta com um excelente equipamento de saúde, com uma estrutura física que permite atender um número maior de pacientes de forma segura e ágil. Graças à expansão para uma localização privilegiada, também ampliamos a quantidade de colaboradores, que agora formam uma equipe multidisciplinar. Desta forma, é possível garantir condições de bem-estar e conforto para as famílias, fornecendo atenção adequada à saúde por meio de trabalhos preventivos que consolidam a atenção básica do município”, disse o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano