Com o objetivo de ajudar as pessoas em situação de rua, em virtude da queda brusca de temperatura, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Poá, por meio do Albergue Municipal, realizou a distribuição de cobertores na tarde desta terça-feira (29/06). A ação irá seguir nos próximos dias. Além disso, o recâmbio também é realizado para quem manifesta vontade em retornar à cidade de origem.

De acordo com a assessora de gabinete de Políticas Públicas de Desenvolvimento Social, Leda Aparecida, o Albergue Municipal tem capacidade para receber 30 pessoas em situação de rua e o mesmo se encontra lotado. “São 25 vagas para homens e cinco para mulheres e todas preenchidas. Além dos usuários do Albergue, também fizemos um serviço de localização com essas pessoas, que pernoitam pelas ruas da cidade e que sofrem com a queda de temperatura”, ressaltou.

Esse serviço de doação de cobertores, segundo Leda Aparecida, deve continuar nos próximos dias, uma vez que a previsão é de temperaturas baixas durante as madrugadas. “Esse período de inverno é muito difícil para essas pessoas que sem encontram em situação de rua, principalmente neste ano, por isso pretendemos estender essa distribuição para amenizar o sofrimento dessas pessoas”, afirmou.

Além da distribuição dos cobertores, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social também está realizando o serviço de recâmbio junto a esse público. “Quando identificamos uma pessoa em situação de rua e ela manifesta o desejo de retornar para a sua cidade de origem, fazemos todo um trabalho que inclui até a compra da passagem, porém sempre de acordo com a vontade dele (a)”, finalizou Leda.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá