Participantes do projeto se reuniram em formato on-line nesta sexta-feira

A Secretaria de Administração de Suzano, por meio do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), realizou na manhã da última sexta-feira (02/07) o terceiro encontro do Projeto “Amigo, Estou Aqui”, que visa orientar e apoiar funcionários públicos que estão próximos da aposentadoria. O tema da reunião foi “Educação Financeira”, para orientar os participantes em como administrar seu dinheiro.

Na oportunidade, a prefeitura convidou um representante do Banco Alfa para tratar com os participantes sobre métodos e orientações a respeito do planejamento financeiro necessário para ter uma boa qualidade de vida enquanto aposentados.

Com a participação de 18 pessoas na sala virtual, o encontro trouxe uma visão bem positiva de uma nova fase da vida dos servidores que estão para se aposentar, contando com uma alta adesão desde o início das reuniões. No primeiro encontro, realizado ainda em março, houve a participação de 22 pessoas; o segundo, no mesmo mês, contou com 19 participantes. A próxima reunião está prevista para ser realizada na primeira semana de agosto.

Além da primeira turma dos 34 cadastrados que se aposentarão nos próximos 12 meses –considerando a data de inscrição em março –, outros 70 integrantes irão participar do projeto em uma segunda turma que será iniciada em outubro deste ano, pois fizeram cadastro quando faltavam entre 13 a 24 meses para sua aposentadoria.

O NAS tem uma lista de possíveis participantes e, por isso, existe a possibilidade da abertura de novos processos de cadastramento no segundo semestre de 2021, previsto inicialmente para um período próximo à abertura da nova turma em outubro.

O projeto “Amigo, Estou Aqui” é dividido em cinco módulos, planejados com a intenção de garantir aos funcionários públicos municipais o acesso à informação, com orientações adequadas sobre a legislação específica do benefício da aposentadoria, de modo a preparar os inscritos para esta nova fase, numa perspectiva de vida saudável, digna e produtiva.

A pasta de Administração promove reflexões sobre este novo contexto, com esclarecimentos sobre todo o processo previdenciário e dicas de administração financeira para orientar os futuros aposentados. Ao longo dos encontros, são abordados os aspectos emocionais, sociais e culturais envolvidos nesta mudança de estilo de vida. A grade também considera a saúde e o bem-estar dos indivíduos como ponto central de acompanhamento, com debates sobre atividades físicas para melhoria da qualidade de vida.

Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano 

Secretaria de Comunicação Pública de Suzano

(11) 4745-2136