Psicólogo social se destacou com tratamentos complementares que melhoram a qualidade de vida dos pacientes

O projeto “O SUS que dá certo!”, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Suzano, realizou na última sexta-feira (02/07) uma homenagem a mais um trabalho excepcional dos servidores municipais da pasta. Desta vez, um agente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor André Cano Garcia, na Cidade Boa Vista, se destacou pela promoção de técnicas de acupuntura e auricultura para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes da rede municipal.

O reconhecimento tem como objetivo fomentar, divulgar e ressignificar as experiências das equipes que estão em atuação, compartilhando as medidas de sucesso que podem servir de inspiração e referência para novas práticas em prol da população. O projeto tem como referência as manifestações positivas registradas na Ouvidoria Geral do Município e em outros canais de comunicação, assim como também considera a avaliação da equipe gestora da pasta e relatos das pessoas que participaram dos serviços.

Psicólogo social e servidor público de Suzano há 12 anos, Alessandre Cozentino dedica sua vida profissional a promover atendimento especializado e tratamentos complementares aos pacientes da rede municipal de saúde. Para isso, está em constante aperfeiçoamento técnico, seu currículo já conta com uma extensa lista de formações em práticas como massagens, auricultura e acupuntura.

Na cidade, já aplicou seus conhecimentos para ajudar os assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, além de trabalhar na UBS Elaine Correia Saraiva, do distrito de Palmeiras, onde criou grupos de práticas corporais, horta e ofertou tratamentos para os pacientes da Saúde Mental. Já na unidade da Cidade Boa Vista, seu atual local de trabalho, foi responsável pelo mapeamento das demandas em Saúde Mental e pela implementação de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), por meio de estratégias inovadoras e humanizadas.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, destacou a importância da iniciativa do servidor, que segue contribuindo para o fortalecimento da Atenção Básica e do Sistema Único de Saúde (SUS) em Suzano. “Em todos esses anos servindo a população, seu trabalho já beneficiou inúmeros pacientes por meio de terapias que aliviam dores, aspectos tensionais e resultam em melhorias na qualidade de vida das pessoas com quadros de depressão, ansiedade e pânico”, reforçou.

Sobre o projeto, a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, explicou que “O SUS que dá certo!” segue as premissas da Política Nacional de Humanização (PHN), do Ministério da Saúde. Assim, experiências e relatos sobre a atuação dos profissionais são avaliados por critérios baseados no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), como é o caso de Cozentino.

“Mesmo em um período tão difícil, nossos profissionais seguem empenhados em realizar o melhor acolhimento possível à população, disponibilizando atendimento e tratamentos de qualidade a todos. Essa dedicação merece ser reconhecida e o projeto está aqui para essa função. Meus parabéns ao Alessandre e a tantos outros exemplos que temos na rede municipal”, concluiu a diretora.

Visualização da imagem