Ação contemplou outras 40 pessoas em situação de rua; vacinação continua nesta quinta-feira (08/07) para os suzanenses com 37 anos ou mais

A Prefeitura de Suzano promoveu nesta quarta-feira (07/07) a imunização contra a Covid-19 de 160 trabalhadores da empresa Pioneira Saneamento e Limpeza Urbana. O objetivo da operação foi vacinar os funcionários do setor operacional, responsável por serviços básicos da limpeza urbana, como capinação e coleta de lixo. Além disso, as equipes de Saúde também vacinaram 40 pessoas em situação de rua, completando o quadro de 170 indivíduos já imunizados neste grupo.

A aplicação da dose dos trabalhadores ocorreu na própria sede operacional da empresa, localizada na Cidade Edson. A visita in loco contou com a presença das equipes de Vigilância Epidemiológica, lideradas pelo secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi. A ação também foi acompanhada pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e pelo diretor da Pioneira, Pedro Fernando Prado, além do engenheiro responsável, Hamilton Pedroso, e da gerente de recursos humanos do grupo Pioneira, Daniela Rodrigues Alvarez.

Na oportunidade, o prefeito destacou a importância do trabalho desempenhado por esses funcionários. “Passamos mais de um ano em situação de pandemia, sendo que em períodos mais críticos apenas serviços essenciais foram liberados. Devemos muito a esses guerreiros que estão diariamente nas ruas promovendo a limpeza urbana. Sem esses trabalhadores seria impossível enfrentar esse momento”, agradeceu Ashiuchi.

O diretor da empresa, Pedro Fernando Prado, também parabenizou a atuação das equipes ao longo dos últimos meses e agradeceu a visita da Saúde suzanense. “Esse atendimento prioritário é de suma importância para os funcionários. O setor operacional da Pioneira na cidade conta com 470 trabalhadores, muitos dos quais já foram imunizados anteriormente por se encaixarem em outros grupos prioritários contemplados. Estamos todos muito felizes com essa conquista. Seguimos trabalhando com muito mais confiança e esperança”, destacou.

Uma das vacinadas na operação foi a gari Aline Marcelino da Silva, de 27 anos. “É um momento de muita emoção. Estávamos há meses acompanhando toda a campanha de imunização, atentos ao calendário. Agora finalmente chegou nossa vez, antes do que imaginávamos. A sensação é de muito alívio. Com certeza vamos trabalhar mais protegidos, na certeza de que logo todos serão vacinados”, disse.

Outra importante ação das equipes de saúde nesta quarta-feira (07/07) foi a imunização de 40 pessoas em situação de rua, abrigadas no Complexo Poliesportivo Paulo Portela. O atendimento ocorreu por meio do Consultório na Rua, serviço da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Suzano, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Com a operação, Suzano agora contabiliza 170 aplicações para pessoas em situação de rua. O primeiro atendimento ocorreu em meados do primeiro semestre, com 130 vacinados. A ação também foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Pedro Ishi, e pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi.

O chefe da pasta comentou a atividade. “A missão da Saúde é garantir que as doses cheguem a quem é de direito, aos mais vulneráveis. Suzano está fazendo um lindo trabalho de acolhimento à população de rua, sobretudo neste período de inverno. Fazer parte disso e assegurar a aplicação da dose a essas pessoas é motivo de muito orgulho e alegria para todos nós”, finalizou Ishi.

Cronograma
O cronograma de vacinação contra a Covid-19 será retomado nesta quinta-feira (08/07), contemplando os suzanenses de 37 anos ou mais. O atendimento estará disponível no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul) e na Escola Municipal (E.M) Odário Ferreira da Silva (rua Valdir Dicieri, 305 – Jardim Belém), ambos no horário convencional, das 8 às 17 horas; bem como na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), com horário estendido até as 19 horas. Já o sistema drive-thru, com entrada pela avenida Brasil, será das 8 às 17 horas.

Para receber a primeira dose, será necessário apresentar documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano no nome do beneficiado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. Além disso, o pré-cadastro na plataforma Vacina Já (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) é indispensável.

Já para a segunda aplicação são exigidos o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa, documento original com foto e CPF. O atendimento é livre, não precisa de agendamento prévio.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano