Com a retomada das aulas em modo remoto da rede municipal de ensino de Poá, nesta quarta-feira (28/07), após o período de férias de julho – de 1º a 27 de julho, a Secretaria de Educação anunciou o retorno das aulas presenciais para o dia 13 de setembro, de forma híbrida, com capacidade para 35% dos alunos em sala de aula.

De acordo com a secretária de Educação, Simone Lacerda, Poá segue a regra do Plano São Paulo e a fase que o município está enquadrado, atualmente. “Todas as escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, públicas e privadas de Poá, deverão respeitar o limite percentual máximo de presença de alunos matriculados, conforme está estipulado pela Secretaria Municipal de Educação”, afirmou.

Vale ressaltar que as recomendações básicas do Plano São Paulo, que podem ser modificadas por meio de decretos municipais são: atividades presenciais com limite de presença de no máximo 35% dos alunos matriculados enquanto o município estiver nas fases vermelha e laranja da pandemia; atividades presenciais com limite máximo 70% dos alunos matriculados enquanto o município estiver na fase amarela; e atividades presenciais com limite de 100% dos alunos matriculados enquanto o município estiver na fase verde da pandemia.

Em relação às instituições de Ensino Superior, as recomendações básicas são: atividades presenciais com presença limitada a até 35% do número de alunos matriculados, enquanto o município estiver na fase amarela; atividades presenciais com a presença limitada a até 70% do número de alunos matriculados, enquanto o município estiver na fase verde.

“Os protocolos sanitários do município e a fiscalização que serão realizadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, dizem respeito às regras de distanciamento social, higienização pessoal, limpeza e higienização dos ambientes e comunicação social com os familiares”, finalizou a secretária.

Os detalhes de todas as normas para a volta às aulas de forma presencial podem ser conferidos no site www.prefeituradepoa.sp.gov.br, por meio do banner “Protocolos de Segurança Sanitária”.