Por seu profissionalismo e elevado espírito público, a ex-secretária municipal da Fazenda, Silvana Francinete da Silva, está sendo contemplada com a principal honraria de Ferraz de Vasconcelos. A concessão do título de cidadã ferrazense foi aprovada em primeira discussão e, por unanimidade, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 23. Em 2019, ela recebeu moção de aplauso, por seus relevantes serviços prestados à sociedade local.

Especialista em finanças, Silvana foi a principal responsável juntamente com a sua equipe de auxiliares por sanear as contas públicas municipais, ou seja, por resgatar a credibilidade da cidade no período em que comandou a pasta da Fazenda, de 2017 a 2020. Na prática, ela preparou e conduziu o plano de recuperação econômica local possibilitando, por exemplo, Ferraz de Vasconcelos voltar a receber repasses estaduais, federais e de emendas parlamentares, entre outros, tipos de transferências.

Como consequência natural da sua eficiente gestão financeira, depois de 13 anos consecutivos desfavoráveis, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), julgou regulares as contas relativas ao ano de 2017, isto é, do primeiro ano da gestão do então prefeito, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta. Além disso, a mesma corte deu parecer prévio favorável pertinente a 2018. Em contrapartida, 2019 e 2020 permanecem sendo analisados pelo TCE-SP, mas a tendência é pela aceitação.

A ex-secretária da Fazenda é formada em ciências contábeis pela Faculdade Oswaldo Cruz, de São Paulo, e possui diversos cursos de especialização na área. Na carreira pública atuou como assessora de gabinete, contadora concursada, hoje, licenciada, diretora de finanças e titular da Fazenda de Franco da Rocha, de 2003 a 2012. Já de 2013 a 2016, desempenhou a mesma função, porém, na sua cidade natal Mairiporã onde, atualmente, exerce o mesmo cargo.

Unanimidade

Principal articulador do tributo, mas o texto foi assinado por todos, Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho, disse que é um orgulho muito grande reconhecer o trabalho desenvolvido por Silvana à frente da pasta da fazenda. “Na verdade, a nossa amiga Silvana deixou um legado exemplar na nossa cidade e, portanto, ela é merecedora desta honraria”, diz. Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox, Luiz Fábio Alves da Silva (PSB), o Fabinho, e Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, também enalteceu a ex-secretária. Em 2020, Silvana acumulou a função de secretária municipal de Governo.

Por Pedro Ferreira