Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade local, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeira discussão o projeto de decreto legislativo concedendo o título de cidadão ferrazense ao pastor Aílton Sateles dos Santos. A votação de matéria de autoria do vereador David Francisco dos Santos Júnior (PSD), o David Júnior, ocorreu na sessão ordinária, na sexta-feira, dia 03. Agora, o texto deve voltar à pauta na próxima terça-feira, dia 14, a partir das 9h.

Natural de Belo Horizonte (MG), o pastor Ailton nasceu em 1961, porém, em 1973 mudou-se para São Paulo para trabalhar como impressor em uma gráfica como jovem aprendiz enquanto estudava em escola pública. Na realidade, o seu grande sonho seria formar-se em engenharia um dia. Em 14 de julho de 1984, casou-se com a senhora Marlene Ferreira dos Santos. Desta linda união, nasceram os filhos Rodrigo, Aline e Cristina Mayara.

Na época, iniciou a sua carreira ministerial ao ser acolhido pelo pastor Adilson Freitas Meiros, aliás, o seu mentor, incentivando a participar de seminários, já que notara o interesse do então jovem pelos estudos. Tempo depois,  começou a frequentar a Igreja O Brasil para Cristo, pastor Ailton foi batizado no grande templo no bairro da Pompéia, na capital paulista. Na sequência, foi consagrado ao cargo de diácono, em 1985. Em maio de 1987, veio morar em Ferraz de Vasconcelos.

Na cidade, passou a congregar-se na igreja sede, na Vila Corrêa. Na ocasião, por determinação do pastor Olavo Gomes, liderou o seu grupo etário promovendo diversas ações evangelísticas. Atuou, sobretudo, na ressocialização de dependentes químicos contribuindo assim para o crescimento da denominação local e da sociedade em geral. Em razão do seu trabalho de liderança, o pastor Ailton foi selecionado para comandar a igreja O Brasil para Cristo, na Vila Santa Margarida.

Passado essa etapa da sua brilhante trajetória, ele foi designado para chefiar a congregação no Jardim Júlio de Carvalho, na região da Vila Santo Antônio, permanecendo por lá durante três anos. Em seguida, a convite do pastor Olavo Gomes, o então presbítero retornou à igreja sede, na Vila Corrêa. Em 2000, foi finalmente consagrado a pastor. Em 2004, dirigiu a congregação no Jardim Sara. Em 2020, o pastor Aílton tornou-se o líder máximo das Igrejas O Brasil para Cristo em Ferraz.

Por Pedro Ferreira