Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos inaugurou a primeira loja de troca de recicláveis do município, a “Eco Loja Beija-Flor”, que já deu início aos atendimentos no Parque Nosso Recanto, no Jardim Pérola. O local será gerenciado pela Secretaria de Meio Ambiente, Verde e Proteção Animal, e faz parte de uma parceria com o projeto Beija-Flor e o “Recicla Cidades” da ONG Espaço Urbano. A prefeita Priscila Gambale acompanhou o evento ao lado do secretário da pasta, Cláudio Squizato.

Com produtos sustentáveis, ecológicos e com baixo impacto ambiental, a inciativa tem como objetivo mostrar que cada material tem seu valor, e o reaproveitamento de materiais incentiva a educação ambiental.

Para participar é bem simples, os interessados devem trocar os produtos recicláveis pela “moeda social”, e cada item dispõe de uma quantidade de moedas. Serão aceitas caixinhas longa vida (como as de leite, suco, creme de leite, leite condensado, milho, entre outras), que devem ser entregues abertas e higienizadas. Dessa forma, facilita o transporte e armazenamento. Vale ressaltar que a cada 20 caixinhas a pessoa troca por uma moeda.

Bolsas, cadernos, utensílios domésticos, alimentos, roupas e produtos de limpeza estarão disponíveis para a troca.

De acordo com a prefeita Priscila Gambale, a Eco Loja impacta de maneira positiva a questão da sustentabilidade na vida dos ferrazenses. “Precisamos incentivar a população sobre como a reciclagem mantém o meio ambiente sustentável para as futuras gerações. Estou imensamente feliz pois a nossa gestão é pioneira nesta causa e agradeço a todos os parceiros que estão estimulando boas atitudes no município”, destacou a chefe do Executivo.

Também estiveram presentes os secretários Robson Xisto, Rosemeire Crossi e Jackson dos Santos, da Assistência Social, Cultura e Turismo e Governo, respectivamente, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cida Gambale.  Além dos representantes do projeto Beija Flor e da Ong Espaço Urbano.

A “Eco Loja Beija-Flor” está localizada no Parque Municipal Nosso Recanto, na rua Lourenço Paganucci, 1133, bairro Jardim Pérola, das 7 às 12 horas, durante o horário de funcionamento da pista de caminhada.