O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse nesta segunda-feira (20) em um pronunciamento, que se o presidente Bolsonaro não quiser se vacinar “nem precisa vir” à cidade.

Bolsonaro está nos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, que começa nesta terça-feira (21). Bolsonaro é o único líder entre as maiores economias do mundo que afirmou não ter tomado o imunizante contra a Covid-19.

“Com os protocolos em vigor, precisamos enviar uma mensagem a todos os líderes mundiais, principalmente Bolsonaro, do Brasil, que se você pretende vir aqui, você precisa estar vacinado”, afirmou o prefeito.

“Se você não quer se vacinar, nem precisa vir”, disse.

“Todos precisam estar em segurança e juntos, isso significa que todos precisam ser vacinados”, afirmou. “A grande maioria das pessoas nas Nações Unidas, a grande maioria dos estados-membros estão fazendo a coisa certa.”

De Blasio também deixou claro que a prefeitura de Nova York está oferecendo vacinas gratuitas contra a Covid-19 para os líderes e funcionários que participarem da Assembleia Geral.

Na noite de sábado, Bolsonaro foi fotografado comendo pizza na rua com outros integrantes de sua comitiva. Sem o comprovante de imunização, não é permitido que o presidente esteja em locais fechados, como os outros. Ao comer na rua, não é necessário apresentar comprovante.