Chefe do Executivo esteve nos Ministérios da Saúde e do Turismo, além de passar pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, viajou a Brasília nesta quarta-feira (29/09) para participar de uma série de agendas ao lado do deputado federal Marcio Alvino. As autoridades passaram pelos Ministérios da Saúde e do Turismo, além de ir ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo foi angariar recursos para importantes obras e também pedir apoio para o desenvolvimento municipal.

Logo pela manhã, também acompanhados do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, Ashiuchi e Alvino se reuniram com o ministro da Saúde em exercício, Rodrigo Cruz. O encontro teve como pauta central a entrega do Hospital Regional, que está sendo construído no cruzamento da rua Sete de Setembro com a avenida Senador Roberto Simonsen, no bairro Cidade Cruzeiro do Sul.

Na oportunidade, o prefeito solicitou liberação de recursos por parte do governo federal para acelerar a construção da unidade. Até o momento, já foram investidos R$ 6.428.241,31, de um total licitado de R$ 28.832.078,54. Quando a primeira fase for finalizada, o Hospital Regional irá dispor de pronto-socorro.

Além disso, foi tratado sobre apoios ao município para potencializar os serviços de atendimento à população. “Colocamos nossa prefeitura à disposição para receber recursos e investimentos. Queremos aumentar o número de acolhimentos das famílias que precisam. Agradecemos a atenção do ministro”, disse Ashiuchi.

De acordo com o ministro em exercício, com a solicitação recebida, o governo federal dará prosseguimento nas análises para liberação dos recursos. Com isso, a expectativa é que os trabalhos sejam acelerados e a entrega do equipamento ocorra nos próximos anos.  “A pedido do deputado federal Marcio Alvino, recebemos hoje o prefeito de Suzano justamente para resolvermos as questões da cidade. Nosso corpo técnico vai dar celeridade ao processo para que possamos finalizar esse importante hospital o quanto antes”, destacou Cruz.

Com as obras em andamento, o prédio vem tomando forma. Neste momento, a etapa de superestrutura está sendo finalizada, tendo, inclusive, já iniciado a alvenaria. Agora, a prefeitura tem a previsão de que a construção de pilares, vigas e lajes seja finalizada ainda neste semestre e de que no fim do ano esteja em fase de término a edificação dos três blocos de estrutura. 

Ainda em Brasília, o suzanense se dirigiu ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para se reunir com o diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais, Gabriel Vilar. “No local, reforcei nossos pedidos de liberação de recursos para investimento em melhoria dos equipamentos públicos de ensino em Suzano”, informou.

A expectativa é promover a construção de novas creches, ampliar salas de aula de instalações já existentes, efetuar reformas em escolas, garantir quadras cobertas aos alunos e mais ônibus escolares para a frota municipal. Os locais a serem contemplados ainda estão sendo decididos, tendo em vista a capacidade de acolhimento de cada local e os pontos prioritários, em maior necessidade. O FNDE tomou ciência da solicitação e realizará análise técnica.

Por fim, o prefeito e o deputado foram ao Ministério de Turismo e, na ocasião, se reuniram com o assessor especial Bob Santos. O encontro teve como foco a revitalização da “Pirâmide do Sesc”, localizada na avenida Katisutoshi Naito, na região norte.

Construída no final da década de 1950, com o objetivo de servir como uma estação de tratamento de água para o bairro do Sesc, a estrutura deverá passar por revitalização para se tornar um ponto turístico de Suzano.

“Viemos solicitar apoio financeiro para que possamos transformar todo o ambiente em um grande mirante, com projetos culturais, sociais e de lazer. Assim como finalizamos a Arena Suzano e a avenida Governador Mário Covas, a Marginal do Una, queremos entregar um novo espaço à família suzanense. O governo federal acolheu nosso pedido e vai estudar a melhor forma de nos ajudar”, contou Ashiuchi.

Por fim, o deputado federal Marcio Alvino elogiou o empenho do prefeito suzanense para melhorar a cidade. “Tivemos três reuniões importantes, que buscaram recursos para Saúde, para Educação e para o Desenvolvimento Urbano. Acredito que, em breve, teremos grandes novidades para Suzano. Parabenizo o prefeito Rodrigo Ashiuchi por toda dedicação”, finalizou.  

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano