A Prefeitura de Suzano deve manter os serviços essenciais do município na próxima segunda e terça-feira (11 e 12/10), durante a emenda do feriado nacional do Dia das Crianças. Além dos trabalhos em saúde, segurança e zeladoria, o Parque Municipal Max Feffer também estará aberto das 6 às 18 horas para atividades ao ar livre, sendo uma opção de lazer para a data festiva. Nas demais repartições públicas da administração municipal, o expediente estará suspenso. O atendimento normal retorna na quarta-feira (13/10). O feriado está previsto no decreto municipal nº 9.560/2021.

Entre os serviços essenciais mantidos na Secretaria Municipal de Saúde estão os atendimentos de urgência e emergência. Os trabalhos no Pronto-Socorro Municipal (PS), anexo à Santa Casa de Misericórdia (rua Kaneji Kodama, 1.459 – Vila Figueira), e no Pronto Atendimento (PA) do distrito de Palmeiras (rua Mussi Jorge Antônio, 319 – Jardim Amazonas), durante 24 horas, estão garantidos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também segue funcionando e pode ser acionado a qualquer momento pelo número 192.

Quanto à Segurança Cidadã, a Guarda Civil Municipal (GCM) continua atendendo pelo telefone (11) 4746-3297. Já a Defesa Civil pode ser contatada no número (11) 4746-2159. Ainda estarão abertos, das 8h30 às 17h30, os cemitérios São João Batista e São Sebastião. As feiras livres programadas poderão funcionar normalmente, assim como o Velório Municipal, que também não terá alteração: funcionará no período compreendido entre 6h30 e 16h30. Demais serviços de zeladoria, como coleta de lixo e varrição, também serão mantidos.

Desta vez, o feriado em Suzano também conta com o Parque Municipal Max Feffer aberto. O equipamento retomou as atividades no último dia 26, com a obrigatoriedade do uso de máscara e do “passaporte da vacina”. O parque tem mais de 300 mil metros quadrados à disposição das famílias suzanenses, com muito espaço para lazer e atividades ao ar livre.

O equipamento também compreende o Viveiro Municipal Tomoe Uemura, que oferece uma estrutura completa com centenas de tipos de mudas floríferas e frutíferas, animais e jardins, sendo uma ampla área verde de valorização do meio ambiente. O público inclusive pode obter uma muda de forma gratuita, mediante cadastro.

Outro anexo especial é o PlayPet, que é um espaço destinado para convivência, exercícios e condicionamento de cães. Para frequentar basta apenas realizar cadastro e criar a carteirinha do animal, com apresentação da cópia da carteirinha de vacinação do pet, duas fotos 3×4 coloridas do animal, e cópia do comprovante de endereço e do documento original com foto do tutor.

Vale lembrar que, para acessar o parque e seus anexos, é obrigatório o uso de máscara e a apresentação da carteirinha de vacinação contra a Covid-19, o conhecido “passaporte da vacina”, com ao menos a primeira dose aplicada. Além do documento físico, também é possível utilizar o digital, por meio do aplicativo “Conecte SUS”, do Ministério da Saúde.