O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, esteve nesta quarta-feira (06/10) no bairro Cidade Miguel Badra para vistoriar o andamento das obras de ligação de esgoto que estão em andamento pelo bairro. Por meio da ação, aproximadamente 500 moradias serão contempladas com o serviço de forma totalmente gratuita. A iniciativa é fruto de parceria com o governo do Estado, por intermédio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Na ocasião, o chefe do Executivo foi acompanhado do vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, do gerente do Escritório Regional da Sabesp, Zemicindo Mendes, e de sua equipe de técnicos. A medida faz parte do programa “Se liga na rede”, que executa obras dentro de imóveis de famílias de baixa renda, a custo zero para os moradores. A ação teve início em outubro do ano passado e já resultou em 264 novas ligações em locais que até então não tinham o esgoto regularizado.

“É um trabalho extremamente importante para atender aqueles que mais precisam. Antes, o esgoto ia para um córrego próximo e prejudicava o bem-estar de inúmeras pessoas. Além de representar um ganho importante para a saúde pública, pois a obra dá o destino adequado para a água contaminada, esta parceria com o governo do Estado e a Sabesp nos permite levar mais dignidade às famílias suzanenses”, destacou Ashiuchi.

A medida conta com um investimento estimado em aproximadamente R$ 700 mil por parte da Sabesp, com previsão de conclusão para setembro de 2022. Os agentes seguem pelas ruas e vielas da comunidade realizando os devidos trabalhos manuais, dentro e fora das casas. Isso porque as obras não se limitam às vias públicas. Os cidadãos identificados como de baixa renda e sem o recurso são visitados previamente por um agente da empresa estadual, que explica a iniciativa e os benefícios gratuitos do programa. Com a assinatura do Termo de Adesão, o interior do imóvel também recebe os serviços, que conectam a tubulação à rede oficial mais próxima.

Mendes explica que a ação tem forte cunho social, pois atende aqueles que não têm condições financeiras para se regularizar. “É um serviço completo que busca o esgoto nas casas das pessoas e segue para a rua, efetuando as intervenções necessárias. Isso leva mais saúde e bem-estar ao público e, claro, preserva os corpos de água da região”, disse.

Na oportunidade, o vereador Maizena agradeceu a parceria entre a administração municipal e a Sabesp e ressaltou a importância dos trabalhos para a região, que tanto necessitava desses serviços.

Por fim, o prefeito dialogou com os moradores, ouvindo suas demandas, e parabenizou o governo do Estado, a Sabesp e a Câmara de Suzano pelo comprometimento constante com as melhorias para a cidade. “As ligações de esgoto deverão impactar a vida de muitas famílias e, além disso, ainda abrem caminho para que os cidadãos daqui possam regularizar suas casas e adquirir melhores condições de vida. É mais um importante passo dado na nossa missão de construir uma Suzano cada vez melhor para todos”, concluiu.