Um vídeo mostra um grupo de pessoas em busca de alimentos dentro de um caminhão de lixo, em frente a um supermercado no bairro Cocó, área nobre de Fortaleza.

O vídeo gravado pelo motorista de aplicativo André Queiroz foi divulgado nas redes sociais neste domingo (17). No vídeo, do dia 28 de setembro, pessoas buscam alimentos dentro de um caminhão de lixo e em uma lixeira, que teriam sido jogadas fora por um comércio.

“Pois é, muito triste. Existem cenas como essa sempre naquela região. Sempre vejo, mas não como essa daí. Por isso resolvi filmar. É bem impactante”, disse Queiroz.

Segundo um funcionário do supermercado, que não quis se identificar, afirmou que situações como essa ocorrem todas as semanas.

“É isso aí que você vê no vídeo. Faz pena ver essas pessoas nessa situação humilhante. São idosos e até crianças, algumas vezes. As crianças chegam a entrar no caminhão. Os próprios lixeiros ficam sensibilizados. Alguns chegam até ajudar”, disse.

O funcionário também disse que situações como essa têm acontecido mais após o início da pandemia. Antes, haviam pessoas que buscavam materiais recicláveis.

“Eram catadores que procuravam material para ser reciclado. Hoje o que vemos aqui é gente atrás de se alimentar. Eles pegam tudo. Hortaliças, mortadela, pão vencido e também as frutas. Uma cena de cortar o coração”, disse.