A Secretaria de Saúde de Suzano promoverá no próximo sábado (23/10) uma programação especial de atendimento voltado à saúde da mulher, em alusão à campanha Outubro Rosa, que discute a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. As atividades devem acontecer em cinco postos do município, das 8 às 16 horas. Parte dos serviços será à livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a ideia é realizar uma ação descentralizada, contemplando todas as áreas da cidade. Na região norte, estarão em atendimento a Unidade Básica de Saúde (UBS) Stelina Maria Barbosa (Rua Maria do Carmo Borges Lingeard, 125 – Miguel Badra Alto) e UBS Alzira Pereira Mayer (Rua Manoel Honorato dos Santos, 301 – Jardim Alterópolis). Já no distrito de Palmeiras, o acolhimento especial será na UBS Palmeiras (Rua Crispim Adelino Cardoso, 157 – Recanto Feliz).

A região central contará com atendimento na UBS José Mariano de Souza Coutinho Jr. (Rua Assembleia de Deus, 479 – Jardim Colorado) e na UBS do Jardim Monte Cristo, que passará a contar com novo endereço: avenida Cachoeira, 70. “Na nova unidade do Monte Cristo, que também será inaugurada neste sábado (23/10), nosso objetivo é fazer o atendimento desta grande ação da saúde da mulher das 13 às 16 horas, logo após a cerimônia de abertura pela manhã”, explicou o chefe da pasta.

Na oportunidade, a nova UBS Monte Cristo deve oferecer à livre demanda atendimento em avaliação odontológica, acolhimento em saúde mental e coleta de papanicolau, sendo que este último procedimento requer um preparo prévio de praxe recomendado para as mulheres. A unidade Jardim Colorado deve oferecer os mesmos serviços, com exceção da coleta de papanicolau. No entanto, a grade de atividades nesta UBS deve abranger a oferta de testes rápidos à livre demanda e o exame de eletrocardiograma para pacientes previamente agendados.

A unidade do Miguel Badra, na região norte, vai garantir atendimento à livre demanda para avaliação odontológica e para liberação de pedidos de mamografia e ultrassom. Já o procedimento de papanicolau nesta UBS terá como foco as pacientes previamente agendadas, podendo ainda ser acolhida a demanda de mulheres que estiverem em preparo para o exame. O mesmo deve ocorrer no posto do Jardim Alterópolis, que terá ainda palestras e oficinas terapêuticas. Por fim, em Palmeiras, a programação prevê papanicolau pré-agendado, acolhimento em saúde mental, avaliação odontológica, testes rápidos e auriculoterapia.

Para a diretora de Atenção Básica, Flávia Verdugo, a expectativa é de que cada unidade chegue a atender 500 mulheres, alcançando uma média de 2,5 mil suzanenses. “Ao longo do ano temos realizado diferentes mutirões aos finais de semana, sobretudo voltado à saúde da mulher. Em outubro, que é um mês especial, não poderia ser diferente. Então, focamos em garantir mais uma oportunidade de atendimento que visa a orientação e a prevenção ao câncer de mama e também do colo de útero, por meio do papanicolau”, comentou.

O secretário Pedro Ishi lembrou que a iniciativa auxilia na fluidez das demandas por exames, à medida que atende à livre demanda de papanicolau, garante eletrocardiograma em horário alternativo às pacientes agendadas e libera pedidos de exames de imagem, entre eles o de mamografia.

“Desde 2020, com a pandemia da Covid-19, muitas mulheres deixaram de ir ao médico e realizar seus exames de rotina. Então, neste ano, focamos em agilizar essa demanda porque um diagnóstico precoce é sinônimo de mais chances de cura. Suzano também recebeu um novo mamógrafo no início do mês que vai auxiliar muito na diluição dos pedidos daqui para frente. Seguimos firmes na Saúde, atuando no combate e prevenção ao câncer e a tantas outras doenças”, concluiu.