Com objetivo de zerar a fila de pacientes que estão à espera de exames há muito tempo, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos lançou o programa Fila Zero. O objetivo é promover ações estrategicamente programadas para reduzir o tempo de espera. Na última quarta-feira (15) foram realizados 50 exames e um único dia e na sexta-feira serão realizados mais 100 exames de ultrassonografia, fora a agenda de rotina da pasta.

Durante essa semana a equipe da Secretaria de Saúde realizou agendamento dos pacientes que necessitavam dos exames. Ao todo foram 6 modalidades de ultrassons, sendo eles de: próstata; mamas; tireoide; partes moles; bolsa escrotal e pélvico. Todos os exames serão realizados no Centro Atenção Integrada à Saúde da Mulher.  

O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, explica que a na área da saúde é impossível acabar com a fila, pois os pedidos são gerados diariamente, no entanto, o objetivo é que os pacientes que já estão há meses há espera de uma vaga consigam realizar os exames. Todos são feitos na própria rede municipal. “Com a contratação de mais médicos a gente conseguiu colocar a fila para andar e promover essas ações de intensificação. Vamos focar na demanda reprimida e, por consequência, tornar mais rápido o atendimento das novas solicitações”.

Gonçalves lembra que todos os agendamentos são feitos pela própria rede municipal a partir dos encaminhamentos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos equipamentos municipais que possuem especialistas.

Texto: Sandra Paulino – MTB: 46.572/SP/SeCom Ferraz.