A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mário Margarido da Silva, popularmente conhecida como CS-II aumentou o seu horário de atendimento ao público. Com isso, com a medida adotada a partir desta segunda-feira, dia 03, a unidade passou a funcionar das 7h às 21h. Antes, o expediente terminava às 17h. A ampliação do horário tinha sido solicitada pelo vereador José Juca de Araújo Neto (PSC), o Juca do São Judas, em outubro passado. Ele comemorou a decisão. O posto funciona na Rua Japão, 121, no centro.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a oferta de mais tempo para atender os usuários objetiva melhorar os serviços de prevenção e, ao mesmo tempo, tentar zerar a fila de espera por exames laboratoriais. Ainda, segundo a pasta, das 17h às 21h, a prioridade será atender os pacientes com sintomas de gripe. Em contrapartida, das 17h às 20h, o local também está oferecendo a vacinação contra a covid-19. O órgão acrescentou ainda que a decisão beneficia a população em geral.

Já o vereador Juca do São Judas acredita que a ampliação no horário de atendimento no CS-II ajuda, principalmente, os moradores que trabalham fora e, portanto, não têm tempo suficiente para ir até o local no chamado horário comercial, isto é, das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira. Além disso, o parlamentar ressaltou também que a mudança tende a contribuir para reduzir a alta demanda no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa.

Por outro lado, essa não é a primeira vez que o CS-II altera seu horário de atendimento ao público. Em 2013, a unidade chegou a funcionar das 7h às 21h, porém, devido à falta de servidores e, sobretudo, a baixa procura após às 17h, a Secretaria Municipal da Saúde resolveu voltar ao expediente anterior. Agora, espera-se que a população, de fato, saiba aproveitar a oportunidade e, com isso, possa justificar a medida implantada. O posto de saúde do CDHU também ampliou o tempo de atendimento.

Por Pedro Ferreira