O governo do estado de São Paulo afirmou nesta quarta-feira (9) que pretende fornecer a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para todo o estado.

A aplicação da quarta dose pode ser feita desde dezembro de 2021 em pessoas imunossuprimidas, conforme cronograma nacional. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na segunda-feira (7) que ainda não é o momento para aplicação na população geral.

Na manhã nesta quarta, em entrevista à Rádio Eldorado, o governador João Doria (PSDB) disse que a medida seria adotada “independentemente de haver ou não recomendação do Ministério da Saúde”.

“A hipótese [da quarta dose da vacina] já é avaliada pelo comitê científico. Não só avaliada, ela já é confirmada pelo comitê científico aqui do governo de São Paulo”, disse o governador. Além disso, ele reforçou que, antes de iniciar a aplicação da quarta dose na população geral, é necessário avançar nas etapas anteriores da imunização para aumentar a cobertura vacinal do estado.

“São Paulo avalia concretamente essa quarta dose, mas fará isso no momento certo e dentro de uma cronologia e de faixas etárias adequadas. Nós não afirmamos que a quarta dose seria aplicada imediatamente. O fato de considerar não significa aplicação imediata. Temos um desafio que é completar a vacinação de quem não tomou a segunda dose e que ainda não tomaram a terceira dose”, disse Doria.

O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, também afirmou que a medida ainda está sendo discutida.

“Nós ainda não resolvemos qual vai ser a estratégia de reforço, nós não gostaríamos inclusive nem de usar a terminologia ‘quarta dose’, porque se nós temos a perspectiva de usá-la de forma anual, nós não vamos fazer esse sequenciamento numérico. Em que momento que vai ser, com qual vacina que será, qual será a população alvo, isto está sendo discutido no Programa Estadual de Imunização”, afirmou o secretário.

Doria ainda disse que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova a recomendação de doses de reforço, inclusive a quarta dose.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, falou no último sábado (5) que, para avançar na etapa de imunização, o estado precisa antes conseguir terminar de aplicar a terceira dose da vacina na população elegível.

“Estamos avaliando a quarta dose para a população, mas antes precisamos terminar a terceira dose de todos os elegíveis. Aguardamos também o Ministério da Saúde, (…) mas nós, muitas vezes, vamos além do Ministério da Saúde. Trabalhamos para que a população receba a vacina em tempo oportuno”, disse a coordenadora.

Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas podem receber as vacinas, porém, não procuraram os postos de saúde. Cerca de 2 milhões de pessoas também estão com a segunda dose atrasada.