A Secretaria de Educação de Suzano recebeu 80 kits de Lego Braille Bricks e 20 maletas com revistas de histórias em quadrinhos em braille da personagem Dorinha, da Turma da Mônica, que serão utilizados no ensino de alunos com deficiência visual. Os novos materiais foram conquistados junto à Fundação Dorina Nowill para Cegos e ao Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), de forma gratuita. Ao todo, serão contempladas 20 escolas.

Além das ferramentas, 50 profissionais serão capacitados para aplicar o conteúdo de forma lúdica e pedagógica para todos os alunos nesta condição – Foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Inicialmente, os materiais atenderão a necessidade dos 22 alunos com deficiência visual registrados no município. Consistem em uma caixa com peças de montagem Lego estilizadas com encaixes no formato de letras em braille para compreensão e identificação das crianças, junto com revistas em quadrinhos com escrita na linguagem de Dorinha, personagem com deficiência criada por Maurício de Sousa para integrar as histórias da Turma da Mônica de forma inclusiva.

Além das ferramentas adquiridas, a novidade inclui a capacitação de 50 profissionais entre professores especializados em ensino para deficientes visuais em um curso de cem horas, para assim poderem aplicar o conteúdo de forma lúdica e pedagógica para todos os alunos suzanenses nesta condição.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, os benefícios para as crianças serão múltiplos, pois seu processo de aprendizagem será reforçado. “Com esses materiais podemos promover o aprendizado do sistema braille às crianças com deficiência visual de forma lúdica e inclusiva desde a pré-alfabetização”, contou.

O titular da pasta ainda elogiou a qualidade dos utensílios educativos. “Ressalto que esse é um material de muita qualidade, produzido especificamente para este fim. Agradecemos a parceria com a Fundação Dorina e a Unesp e esperamos iniciar os trabalhos com os alunos assim que possível”, pontuou Bassini.