Preocupado com a onda de assaltos a alunos que estudam no período noturno nas escolas estaduais Professora Ignês Corrêa Allen, na Vila das Nações, e Professor Olzanetti Gomes, na Vila Andeyara, em Ferraz de Vasconcelos, o vereador Claudio Roberto Squizato (PL) solicitou um reforço no patrulhamento da Polícia Militar. O pedido ocorreu por meio de um requerimento aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária, no dia 10.

Nele, Claudio Squizato destacou ainda que infelizmente além de atacarem os estudantes, os meliantes também realizam com muita frequência furtos coletivos e roubos de veículos estacionados nos dois locais. Com isso, a cada dia que passa aumentam o sofrimento e o desespero das vítimas, que, na realidade, se sentem impotentes diante de tais circunstâncias, ou seja, da falta de segurança pública que impera no momento.

Para ele, compete à Polícia Militar fazer rondas frequentes para pelo menos manter a sensação de segurança, sobretudo, nos horários de entrada e saída dos alunos da rede estadual de ensino. O vereador acrescentou ainda que apesar dessa obrigação, a presença de viaturas nestas locais, isto é, na porta das escolas é cada vez mais rara e, portanto, a bandidagem se aproveita dessa fragilidade para agir contra os alunos.

Ainda, segundo o parlamentar, há relatos inclusive que os assaltantes atacam os estudantes durante o itinerário entre as unidades de ensino e suas residências, o que só contribui para piorar a situação de insegurança pública. “No fundo, as forças de seguranças precisam agir para coibir à violência praticada contra o cidadão indefeso que não aguenta mais tanto descaso no setor”, comentou Claudio Squizato.

Por Pedro Ferreira