A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano realiza neste sábado (21/05) mais um mutirão de vacinação, voltado à oferta de doses contra a gripe, a Covid-19 e o sarampo. Desta vez, a edição contempla as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Stelina Maria Barbosa, no Miguel Badra Alto; Maria de Lourdes Cardozo Mathias, no Jardim Vitória; Adelzuita Ferreira dos Santos, no Jardim Monte Cristo; e a do distrito de Palmeiras. O acolhimento será das 8 às 16 horas.

De acordo com a pasta, a ação tem o objetivo de garantir acesso aos imunizantes, que contemplam diferentes públicos. Atualmente, a vacinação contra a gripe é voltada aos idosos maiores de 60 anos; aos trabalhadores da Saúde; às gestantes, puérperas e crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias); aos povos indígenas e professores; às pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades; aos caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e portuários; agentes de forças de segurança, militares das forças armadas; funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade; e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

A delimitação de público ocorre conforme as normativas da etapa vigente na campanha de vacinação. Vale lembrar que, no caso dos trabalhadores das categorias mencionadas, a recomendação é para que também seja apresentado um comprovante de vínculo empregatício na área de atuação. As pessoas com deficiência ou com comorbidades também devem contar com relatório médico ou receita. Além disso, todos os atendidos precisam apresentar documento original com foto, comprovante de residência de Suzano e carteirinha de vacinação.

Já a imunização contra a Covid-19 é voltada aos munícipes maiores de 5 anos. Na oportunidade, aqueles que estão com a segunda, terceira ou quarta aplicação em atraso também poderão buscar orientação junto à unidade de atendimento. Em caso de dúvidas quanto à dose, o munícipe poderá consultar o cronograma disponível no site www.suzano.sp.gov.br. As equipes das unidades de Saúde também estarão à disposição para sanar os questionamentos. Para tanto, recomenda-se também a apresentação do cartão de vacinação adquirido nas etapas de imunização da Covid-19.

Por fim, a imunização contra o sarampo (vacina tríplice viral SCR- sarampo, caxumba e rubéola) também é voltada às crianças com idade de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Neste caso, a apresentação da carteirinha de vacinação também é indispensável.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a ação representa mais uma grande oportunidade para aqueles que não conseguem buscar atendimento durante a semana. “Seguimos atentos à vacinação na cidade, com balanços periódicos a fim de avaliar o cenário em Suzano. Desta vez, optamos pelo mutirão em quatro unidades estratégicas, localizadas nas principais regiões do município, contemplando assim todo o território. Contamos com o comprometimento da população para que alcancemos os públicos designados de cada imunizante”.

Endereços

  • UBS Stelina Maria Barbosa
    Rua Maria do Carmo Borges Lingeard, 125 – Miguel Badra Alto
  • Maria de Lourdes Cardozo Mathias
    Avenida Leonardo Pinto Mendonça, 325 – Jardim Vitória / Jardim Realce
  • Adelzuita Ferreira dos Santos
    Avenida Cachoeira, 33 – Jardim Monte Cristo
  • UBS de Palmeiras
    Travessa Crispim Adelino Cardoso, 137 – Recanto Feliz