Professores da UMC participaram de uma pesquisa realizada e publicada pela revista americana ‘Ecology’, uma das mais importantes na área da ecologia e conservação no mundo. A pesquisa tem como título “Neotropical Freshwater Fishes” e traz uma análise sobre os peixes de água doce neotropicais.

Segundo Alexandre Wagner Hilsdorf, coordenador do Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura (LAGOAA) da UMC, a análise dos dados de ocorrência e distribuição das espécies no Brasil é fundamental para a elaboração de programas de proteção e conservação de espécies de peixes nativas.

Esse é um estudo pioneiro na abrangência de dados coletados em todo país. O professor explica que os bancos de dados sobre espécies de peixes foram coletados previamente em pesquisas na região. Depois, os dados foram organizados de acordo com a localização e características das áreas de ocorrências das espécies de peixes. 

O professor Ricardo Sartorelli, participante integrante da equipe UMC na pesquisa, conta que publicações como essa em veículos internacionais contribuem muito para a reputação da universidade como centro de produção e pesquisa de ponta.

“Após o longo processo é uma grande satisfação ver a pesquisa sendo publicada em uma revista de alcance internacional. Essa pesquisa coloca no mapa a nossa região, nossa biodiversidade e nossa universidade”, finaliza o professor Ricardo Sartorelli.