O inverno começa às 6h14 desta terça-feira (21) no Brasil, e segue até as 22h04 do dia 22 de setembro, quando começa a primavera.

Segundo o agrometeorologista Celso Oliveira, da equipe de previsão climática da Climatempo, é possível que, até o fim de julho, o Brasil experimente, novamente, uma onda de frio como a que atingiu o país no começo da segunda quinzena de maio de 2022.

Algumas questões surgiram sobre o início do inverno, se ainda faria frio, já que, em maio, durante o outono, houve uma forte onda de frio em todo o país. O Sul do Brasil registrou quase 5ºC negativos. Alguns estados da Região Norte, como Rondônia e Tocantins, registraram temperaturas em torno de 11ºC.

Já na Região Sudeste, houve geada em áreas do estado de São Paulo, no Sul de Minas e também do Triângulo Mineiro. A cidade de São Paulo registrou 6,6ºC que foi a temperatura mais baixa para um dia de maio desde 1990.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a massa polar teve grandes efeitos até na Região Centro-Oeste, onde o frio causou geada no Distrito Federal. Brasília registrou 4,9ºC, a segunda menor temperatura para um dia de maio desde 1960.

O fato de outras estações registrarem ondas de frio não impede o inverno de registrar baixas temperaturas. De acordo com Celso Oliveira, é esperado que o país registre ondas frias durante o inverno de 2022.