É hora de tirar o casaco do guarda-roupa e dar as boas-vindas ao inverno! Junto com a estação, além de muito frio, costuma aumentar a frequência de doenças respiratórias e cardiovasculares. Você sabia que alguns cuidados simples podem ajudar prevenir as chamadas “doenças de inverno”?

O Professor de Cardiologia do curso de Medicina da UMC, Dr. Samuel Minucci Camargo, conta que as doenças respiratórias mais comuns no frio são as pneumonias, crises de asma e bronquite. Segundo o professor, durante o inverno também acontece um aumento de incidência de até 30% de infarto e AVC.

Dr. Samuel Minucci Camargo dá dicas de prevenção para não ser pego por doenças no inverno – Foto: Divulgação

Dicas de prevenção

O professor explica que durante o inverno é preciso manter atividade física regular, manter boa ingestão de água, arejar bem os ambientes, manter o uso das medicações rotineiras e evitar o excesso de consumo de alimentos calóricos que são comuns nesse período.

“Durante o inverno, hipertensos podem apresentar elevação da pressão arterial pela vasoconstrição desencadeada pelo frio. É ideal realizar uma aferição mais frequente da pressão, fazer exercícios regulares e uma boa dieta para evitar que o problema aconteça”, finaliza o professor.