Caio Mário Paes de Andrade assumiu a presidência da Petrobras na manhã desta terça-feira (28), segundo a companhia.

“Caio tomou posse no Rio de Janeiro, sede da companhia, em agenda interna”, disse a Petrobras em comunicado. “O mandato como conselheiro segue até a realização da próxima Assembleia Geral de Acionistas (ainda sem data agendada) e o de presidente até o dia 13/04/2023”.

A empresa não disse por que não houve cerimônia de posse pública.

A troca da presidência da Petrobras foi oficializada um dia antes, após o Conselho de Administração da estatal eleger Paes de Andrade para o comando.

Caio é secretário de desburocratização do governo federal e substitui José Mauro Coelho no comando da Petrobras. Mauro Coelho pediu demissão no dia 20 após sofrer pressão do governo Jair Bolsonaro por causa da alta dos preços dos combustíveis. Até Andrade assumir, o diretor executivo de Exploração e Produção da companhia, Fernando Borges, estava como presidente interino.

Caio Paes de Andrade é o quinto presidente da Petrobras no governo Bolsonaro.

Paes de Andrade possui formação em comunicação social pela Universidade Paulista, pós-graduação em administração e gestão pela Universidade de Harvard e é mestre em administração de empresas pela Universidade Duke, nos Estados Unidos.

Segundo o currículo publicado pelo Ministério da Economia, Andrade já foi diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Andrade também é fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer, organização com foco na transformação social de crianças e adolescentes dos semiárido baiano. Ele passou da iniciativa privada à área pública em 2019.