O tempo seco típico de inverno acaba exigindo mais cuidados com a hidratação da pele, que acaba ficando mais seca. A Professora Valdevina Nogueira de Faria, do Curso de Estética e Cosmética da UMC, explica que isso acontece por conta da baixa umidade do ar que favorece a desidratação.

“Além do frio, outros fatores podem influenciar nesse ressecamento. Devido a diminuição da temperatura, tomamos banhos muito quentes, consequentemente diminuindo a barreira lipídica, responsável pela proteção da pele”, explica.

Como prevenir o ressecamento da pele

A Professora Valdevina Nogueira de Faria listou os principais cuidados que devem ser tomados para manter a saúde da pele no inverno:

  • Reduza o tempo dos banhos quentes ou prefira banhos mornos;
  • Evite usar esponjas e sabonetes antissépticos, pois ressecam o corpo;
  • Aumente o consumo de água ao longo do dia para repor sua perda através da pele;
  • Reponha a barreira lipídica por meio do uso de hidratantes corporais, especialmente após o banho.

Outra dica importante é que o protetor solar deve ser usado todos os dias e em todos os tipos de pele. “Até mesmo em dias nublados e chuvosos, o sol não deixa de emitir raios UVA e UVB, mesmo no inverno a radiação solar penetra em nossa pele e é capaz de causar danos nas células do tecido”, conta a Professora.

A Graduação Tecnológica em Estética e Cosmética da UMC conta com grade curricular atualizada de acordo com as exigências do mercado de trabalho, além de laboratórios específicos para o atendimento ao público, cursos e ações de extensão universitária.