O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, de 67 anos, morreu nesta sexta-feira (08), após ser baleado enquanto fazia um discurso em ato de campanha eleitoral na cidade de Nara, no oeste do Japão. Abe foi o líder japonês que ficou mais tempo no cargo, sua morte chocou o país, onde mortes por armas de fogo são raras.

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe caído no chão, após ser baleado — Foto: Kyodo / via REUTERS

O suspeito de balear Shinzo Abe, um japonês de 41 anos desempregado, foi preso e, com ele, foi apreendida uma espingarda que, segundo ele, é de fabricação caseira. Na casa do suspeito, a polícia encontrou materiais que parecem explosivos.

Abe foi atingido por volta de 11h30 no horário local (23h30 de quinta-feira (7), no horário de Brasília) perto da estação de metrô Yamato-Saidaiji. Segundo a agência de notícias estatal japonesa “NHK”, Abe foi atingido no peito e no pescoço, ao menos dois tiros foram disparados.

Abe foi levado, de helicóptero, ao hospital universitário de Nara e, segundo a unidade, o ex-premiê tinha dois ferimentos “profundos”, um deles no coração, e chegou ao local sem sinais vitais.

“Ele estava sangrando muito e, infelizmente, não pudemos salvá-lo”, informou o hospital, em nota.

A esposa do ex-premiê, Akie Abe, chegou ao hospital no final da tarde (fim da madrugada desta sexta (08), no Brasil), pouco antes do anúncio da morte do marido. Ela não falou à imprensa local.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, sucessor de Shinzo Abe, classificou o episódio como um “ataque imperdoável” e afirmou que garantirá as liberdades e respeito à democracia no país.

“Tenho um grande respeito pelo legado de Shinzo Abe e ofereço minhas condolências”, afirmou Kishida. “Agora, uma eleição livre e justa é algo que temos que defender acima de tudo”.

Segundo o chefe do corpo de bombeiros local, Makoto Morimoto, Abe sofreu uma parada cardiorrespiratória, a rede de TV “Kyodo News” divulgou a mesma informação. A “NHK” falou em “insuficiência cardíaca”, que é qiuando o coração não consegue bombear sangue o suficiente e fornecer o oxigênio necessário para o resto do corpo.

Suspeito é detido

O suspeito é um homem de 41 anos e foi detido por tentativa de homicídio. Segundo a imprensa japonesa, ele é um ex-integrante da Marinha do Japão.

A “NHK” afirmou que o suspeito foi identificado como Tetsuya Yamagami. Também informaram que o detido alegou que estava insatisfeito com Abe e queria matá-lo. A polícia não confirmou o relato da estatal.

Em todo o mundo, líderes lamentaram a morte de Shinzo Abe. No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou três dias de luto oficial.