O prefeito Rodrigo Ashiuchi solicitou nesta quarta-feira (20/07) a ampliação do número de cirurgias realizadas no Hospital Auxiliar das Clínicas (HC) de Suzano e também a expansão dos tipos de procedimentos. O pedido foi feito diretamente ao governador Rodrigo Garcia e ao secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchtey, durante visita ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em Mogi das Cruzes. 

De acordo com o chefe do Executivo suzanense, o pleito, assinado pelos prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), busca potencializar o atendimento realizado no HC de Suzano, com a oferta de novos tipos de procedimentos, como as cirurgias de vesícula (ou colecistectomia). 

“Mensalmente, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o HC de Suzano acolhe 400 pessoas, com procedimentos, em sua maioria, de hérnia e varizes. Nosso pedido é que o hospital possa acolher outras demandas, como a cirurgia de vesícula, por exemplo. Também solicitamos um aumento mensal de intervenções”, informou Ashiuchi. 

Com o pedido feito, tanto o governador Rodrigo Garcia quanto o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchtey, sinalizaram que haverá um estudo imediato para que as solicitações possam ser atendidas brevemente. “Estamos trabalhando muito para atender nossa população. Infelizmente a Covid-19, além de ter levado milhares de vidas no Brasil, deixa uma ‘herança maldita’ na Saúde. Por isso, estamos juntos para fazer mutirões de cirurgias e poder atender a nossa população. E Suzano terá um papel central aqui no Alto Tietê, por meio do HC, que hoje está funcionando como hospital de cirurgias e no futuro será mais um novo hospital para a região. Todo apoio para atender nossa população na saúde”, disse o governador. 

Por fim, o prefeito agradeceu todo o apoio dado à região. “Agradeço mais uma vez o governador Rodrigo Garcia pelo apoio e pela atenção dada à Saúde, cuidando de Suzano e de todo o Alto Tietê”, concluiu. 

AME

O governador Rodrigo Garcia visitou o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Oncologia de Mogi das Cruzes. A unidade oferece atendimentos a pacientes com câncer de pele, por meio do Programa AME Oncologia, e, a partir de agosto, também terá sessões de quimioterapia para diversos tipos de câncer.

Segundo o governo do Estado, somente nesta unidade serão 1,7 mil sessões de quimioterapia até o final deste ano, ampliando a assistência oncológica da região do Alto Tietê. A iniciativa vai reduzir o deslocamento dos pacientes para outras cidades para a realização dos atendimentos.

O AME de Mogi das Cruzes também realizará atendimentos voltados para o câncer de pele, com uma linha de cuidados com agenda exclusiva para o tratamento oncológico, reduzindo de 90 para 45 dias o tempo de atendimento na unidade. Será possível realizar consultas, exames e biópsias na unidade. Os pacientes serão encaminhados pelos municípios com um protocolo especial para o tratamento da doença.

Desenvolvimento Econômico

Ainda em Mogi das Cruzes, o prefeito Rodrigo Ashiuchi, ao lado dos prefeitos das cidades do Alto Tietê, se reuniu com a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif. Na oportunidade, as autoridades trataram de avanços no setor econômico, buscando fortalecer a geração de emprego e renda, atraindo novos investidores para a região e ofertando mais capacitações à população.

“Na ocasião, a secretária estadual destacou a parceria com o Alto Tietê, acolheu nossas demandas e colocou o governo do Estado à disposição para intermediar novas parcerias. Parabenizo aos prefeitos do Condemat por mais essa união. Aproveito para agradecer nosso governador Rodrigo Garcia por nos atender mais uma vez”, finalizou Ashiuchi. 

Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, André Loducca; o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, Rodrigo Guarizo; e gestores do setor de todo o Alto Tietê.