O conselheiro Moisés Moreira, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), informou nesta quarta-feira (27) que São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Goiânia devem ser as próximas capitais do país que terão acesso ao sinal de internet 5G. A agência ainda não definiu uma data.

Brasília foi a primeira cidade do país a contar com o chamado “5G puro”, oferecido na faixa de 3,5 giga-hertz, que oferece maior velocidade e menor latência (tempo de resposta).

Nesta sexta-feira (29) o sinal deve ser ativado em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

As operadoras precisam instalar torres de comunicação para ativação do 5G, além disso, são necessários filtros para evitar interferências com outras faixas de frequências. O processo é realizado por meio da Siga Antenado, uma entidade criada por Claro, TIM e Vivo, vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G.

As operadoras também precisam distribuir kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população de baixa renda, que possui direito ao serviço.

Após a conclusão da instalação das antenas, torres e filtros, as operadoras devem comunicar o Gaispi, grupo criado pela Anatel para tratar da implantação do 5G. Após isso, são feitos testes e, se estiver tudo certo, o sinal é liberado.

Prazo para implantação do 5G

Segundo o edital do leilão do 5G, realizado em novembro de 2021, todas as capitais do país devem ter a tecnologia até o fim de setembro. O prazo era, inicialmente, até 31 de julho, mas, o prazo foi estendido em 60 dias, devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos.

Moisés Moreira, presidente do Gaispi, não descarta a possibilidade de uma nova extensão de 60 dias do prazo, caso haja dificuldades em alguma capital.