Termina nesta sexta-feira (5) o período para inscrições do Programa Universidade Para Todos (Prouni) para o 2º semestre de 2022. Os interessados devem se inscrever pelo site do Prouni até as 23h59.

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição em um dia após falhas no sistema de inscrição e “sumiço” de algumas vagas que estavam sendo ofertadas no início da semana.

O Prouni é um programa do MEC que oferece bolsas estudantis parciais e imparciais em universidades privadas, possibilitando que o aluno faça toda a sua graduação de forma gratuita ou pagamento somente parte do valor.

Para concorrer a uma vaga, é necessário que o aluno tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2020 ou 2021 e ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas matérias de conhecimento e nota superior a zero na redação.

Também é preciso atender a pelo menos um dos pontos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser pessoa com deficiência (PcD), segundo forma prevista na legislação;
  • Ser professor da rede pública de ensino, somente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ainda ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 1.818 por pessoa).

Já para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa).

O resultado para a primeira chamada acontece no dia 8 de agosto e os alunos que forem aprovados têm até o dia 17 para entregar todos os documentos necessários. Aqueles que chegaram perto e não conseguiram uma vaga, terão chance no dia 22 de agosto, quando sai o resultado para a segunda chamada.