A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (17) pela retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aeronaves. A agência continua recomendando o uso das máscaras nesses ambientes. A medida estava em vigor desde 2020.

A decisão a favor da retirada da obrigatoriedade foi unânime entre os cinco diretores da agência.

Segundo a Anvisa, o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias sejam alteradas, entre elas, o uso obrigatório de máscaras. Mesmo com a decisão, a agência reforça que o uso de máscaras e o distanciamento físico são medidas efetivas de mitigação do risco de transmissão da doença e seguem sendo recomendadas.

“Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, diz o documento.

Em maio deste ano, a Anvisa liberou a volta do serviço de bordo em aeronaves, porém, manteve o a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e áreas restritas de aeroportos. Além do serviço de bordo, também foi autorizado o retorno do uso da capacidade máxima para transporte de passageiros.

Outras medidas como a disponibilização de álcool em gel em aeroportos e aeronaves, e procedimentos de limpeza e desinfecção, seguem obrigatórios.

Outros países como Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal também não exigem mais o uso de máscaras em aeroportos e aeronaves.