O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, reforçou nesta quinta-feira (22/09) o pedido de desassoreamento do rio Tietê no trecho do município. A solicitação foi feita junto ao secretário estadual de Meio Ambiente, Fernando Chucre, e ao superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Francisco Loducca, durante encontro promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em alusão ao Dia do Rio Tietê, celebrado nesta data.

Na oportunidade, o pedido foi acolhido pela equipe técnica, sendo que a demanda deverá ser incluída no programa estadual “Renasce Tietê”, que visa uma série de serviços para a recuperação do rio. De acordo com Ashiuchi, o pedido é de suma importância para o município. 

“O desassoreamento é um trabalho necessário pois, além de assegurar a limpeza, a preservação e a fluidez do rio, também garante mais segurança para as comunidades próximas, evitando possíveis alagamentos, especialmente na região do Miguel Badra. A dignidade das famílias e o cuidado ambiental são prioridades para a gestão, representando mais saúde e qualidade de vida para todos”, disse ao agradecer a disposição do secretário estadual de Meio Ambiente e do DAEE. 

O encontro ocorreu durante evento em alusão ao Dia do Rio Tietê (22/09), no município de Salesópolis, que abriga a nascente. A atividade também contou com a participação remota do governador Rodrigo Garcia, que reforçou as diretrizes do programa “Renasce Tietê”. A iniciativa, prevista para o ano que vem, deve englobar a estruturação de núcleos de educação e lazer em Salesópolis, em uma área com mais de um milhão de metros quadrados de Mata Atlântica e cerca de 70 espécies de fauna paulista na região. Além disso, também está previsto o reflorestamento de 36 hectares de vegetação e matas ciliares e a despoluição do rio.  

Ainda durante o encontro, Ashiuchi recebeu um troféu do Condemat pelo trabalho com o projeto “Recicla Cidades”, ao atender metas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O trabalho foi realizado em 2021, durante a gestão do prefeito como presidente do Consórcio. “Buscamos executar com todas as cidades o exercício da reciclagem, recolhendo itens em desuso das ruas e córregos e transformando-os em renda para os catadores”, explicou. “Agradeço a parceria dos prefeitos do Alto Tietê e, em nome do governador Rodrigo Garcia, cumprimentar toda a gestão estadual que tem se demonstrado muito participativa e cuidadosa com Suzano e região”, concluiu o prefeito. 

O encontro também contou com a presença dos prefeitos Carlos Chinchilla (Santa Isabel), José Luiz Eroles Freire (Guararema), Luís Camargo (Arujá), Márcia Bin (Poá) e Vanderlon Gomes (Salesópolis), além da diretora do Meio Ambiente de Suzano e coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do Condemat, Solange Wuo, e o diretor de Agricultura, Minoru Harada.