Para conferir seu local de votação, o eleitor possui algumas formas bem simples que evitarão transtornos neste domingo (02).

Portal do TSE

Para conferir seu local de votação pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é necessário ir na aba “Eleitor e Eleições”, na parte superior da página. Ao clicar, a pessoa será redirecionada para dois menus: em “Eleitor”, é preciso clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais”.

Aparecerão diversas opções, incluindo a pesquisa de locais de votação para o eleitorado que solicitou o voto em trânsito. Clique em “Consulta local de votação” e depois em “Consulta por nome” ou “Consulta por título“.

Para pesquisar, basta preencher três campos:

  • o nome, número do título de eleitor ou CPF;
  • data de nascimento;
  • nome da mãe.

Após preencher as informações e clicar em consultar, a página indicará o número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.

e-Título

O e-Título é o aplicativo móvel gratuito para celulares, ele funciona como uma via digital do título de eleitor. Ele disponibiliza diversas informações, entre elas o local de votação. Para consultar o local, é preciso entrar no aplicativo com seus dados e, no menu principal, clicar em “Onde Votar”. Uma nova tela se abrirá com os dados sobre a seção, zona e endereço.

O aplicativo também disponibiliza um mapa em que, ao clicar sobre o ícone azul, uma rota até o local de votação aparecerá.

Baixe o e-Título no Google Play ou App Store.

Chatbot do WhatsApp

Também é possível conferir seu local de votação através de um bot criado após parceria entre o TSE e o WhatsApp. Para realizar a consulta, envie um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clique no link https://wa.me/556196371078.

Ao iniciar a conversa com o chatbot, siga os seguintes passos: no menu principal, clique em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Na sequência, em “Serviços ao Eleitor”, escolha a opção “Local de votação”. A partir daí, a consulta pode ser feita mandando seu nome completo, título de eleitor ou CPF.

Após informar algum desses dados, além de sua data de nascimento e nome completo da mãe, o bot apresentará as informações sobre seu domicílio eleitoral.